Bi-Campeão Mundial critica Jonas Vingegaard “ciclismo não é só o Tour, Pogacar passa o asfalto em todos”
Jonas Vingegaard, bicampeão do Tour de France, anunciou recentemente que deverá direcionar todos os seus esforços para o Tour em 2025. Ele não está sozinho nessa escolha, já que muitos ciclistas fazem o mesmo, dedicando-se integralmente a La Grande Boucle.
No entanto, essa decisão vem gerando questionamentos por parte de algumas pessoas do meio esportivo. Paolo Bettini, Bicampeão mundial (2006 e 2007) e vencedor de 61 corridas como ciclista profissional, criticou fortemente essa tendência. “Há muito mais do que apenas o Tour.”
Crítica de Paolo Bettini a Jonas Vingegaard
Em uma divertida entrevista ao canal italiano BiciSport, onde saboreava um tiramisu, Bettini foi questionado sobre a organização do calendário de Jonas Vingegaard, excluindo o Giro d’Italia, para focar exclusivamente no Tour de France.
“Vou alongar minha resposta. Não me agrada ciclistas que deixam de correr em 80% do calendário, para focar em alguma prova. O ciclismo não é só o Tour de France”, afirmou o vencedor da Milan-Sanremo de 2003.
Outros nomes como Richard Carapaz, Enric Mas e Ben O’Connor provavelmente estarão na largada em Lille. Primoz Roglic, também decidiu incluir o Giro d’Italia em seu calendário, além do Tour de France.
“Pogacar passa o asfalto em todo o mundo”
Apesar das críticas ao foco excessivo no Tour, o domínio de Tadej Pogacar na modalidade não passou despercebido pelo ídolo italiano, que se declara um fã do atual Campeão Mundial. Bettini se declara um apaixonado pelo estilo de Pogacar. “Ele passa o asfalto em todo mundo”, afirmou.
Bettini complementa: “Como fã, gosto da interpretação da corrida feita por Pogacar. Ele se diverte muito: em fevereiro arrasa todo mundo, em qualquer corrida na Espanha. Vence a Tirreno, depois vai para Flandres e vence. Aí ele vai para o Tour de France e esmaga todo mundo de novo”.
“Aí estamos falando de ciclismo, não de Tour de France”, finalizou Paolo Bettini.