Mathieu van der Poel alcançou um marco especial neste final de semana ao vencer a Copa do Mundo de Maasmechelen, neste sábado, marcando sua primeira vitória após completar 30 anos.
O Campeão Mundial de Ciclocross, que comemorou seu aniversário no último domingo (19.01), falou ao canal holandês indeleiderstrui, sobre como a idade influenciou seu desempenho e comentou com bom humor sobre o significado dessa nova fase em sua carreira.
Reflexões sobre os 30 anos
Ao ser questionado se sente a diferença de ter completado 30 anos, Van der Poel respondeu com uma dose de humor: “Senti isso no dia seguinte, mas não sei se era realmente essa a idade”, brincou ele. O ciclista acrescentou que comemorou a data de maneira especial. “É uma ocasião importante, então penso nisso.”
Apesar da vitória aparentemente fácil na competição, Van der Poel admitiu que ver o número 30 associado à sua idade traz certa reflexão. “É verdade que de repente não tenho mais vinte e poucos anos, então de repente você se sente muito mais velho. Espero ter mais alguns bons anos na bicicleta.”
“Percebo um motor maior”
Van der Poel também abordou as mudanças que percebe em seu corpo com o passar dos anos. Ao ser questionado se perdeu a explosividade, ele foi enfático: “Percebo um motor maior. Se eu treinasse aos 23 anos o que treinei esta semana, provavelmente não teria sido tão bom no fim da semana”.
“Agora percebo que posso lidar com isso. Acho que isso também é uma evolução natural das corridas na estrada.”
“É diferente de completar um treino de resistência na estrada”
Outro fator impressionante em sua vitória foi o fato de Van der Poel competir com uma costela quebrada. Mesmo lidando com o desconforto, ele conseguiu superar as adversidades.
“No final eu senti, mas isso não atrapalhou meu desempenho. O objetivo principal não era cair. Em qualquer caso, essa não é a intenção, mas posso ter feito esta competição de Ciclocross (Maasmechelen) de forma um pouco menos selvagem do que normalmente ousaria fazer”.
“Não atrapalhou muito, mas é diferente de completar um treino de resistência na estrada”, finalizou Mathieu van der Poel.