Tom Pidcock (Q36.5), venceu a 4ª etapa do AlUla Tour após um ataque fulminante. O britânico de 25 anos, chegou sozinho ao Skyviews, em Harrat Uwayrid, após um ataque avassalador em uma encosta íngreme, a menos de 8,8 quilômetros do final.
Alan Hatherly (Jayco AlUla) finalizou na 2ª posição, com Rainer Kepplinger completando o pódio na 3ª colocação. Com o resultado, Pidcock amplia a liderança da competição na Arábia Saudita.
A etapa
A batalha pela vitória geral estava no horizonte nesta sexta-feira, com a tradicional etapa que culmina no Skyviews de Harrat Uwayrid. Como nas edições anteriores, o percurso apresentou um desafio final intenso: uma subida de 2,9 km com inclinação média de 12% e trechos que atingiam 22%, seguida de um trecho plano até a chegada.
A fuga do dia
Após o primeiro sprint intermediário, com apenas doze quilômetros percorridos, Alessandro Romele e Alexandre Vinokourov (ambos da XDS Astana) se juntaram a Jens Reynders (Wanger-Bazin-WB) para formar um trio na liderança. Depois de 85 km, mais 5 ciclistas se integraram ao grupo, mas nenhum nome de grande destaque estava no grupo.
Q36.5 e Jayco AlUla controlam pelotão
A fuga nunca conseguiu estabelecer uma vantagem confortável, com a Q36.5 Pro Cycling, a Jayco AlUla e a Bahrain Victorious controlando o ritmo no pelotão.
À medida que a corrida avançava, os escapados começaram a perder contato, e na primeira grande subida do dia, os remanescentes do grupo líder foram alcançados. Foi nesse momento que Tom Pidcock decidiu entrar em ação.
Pidcock acelera forte na subida final
Faltando dez quilômetros para a chegada, Pidcock assumiu a liderança na subida, impondo seu próprio ritmo. O pelotão rapidamente sentiu a pressão, e poucos conseguiram acompanhar. Rainer Kepplinger (Bahrain Victorious), Alan Hatherly (Jayco AlUla) e Eddie Dunbar (também da Jayco AlUla) ainda tentaram resistir, mas foram deixados para trás pelo britânico nas partes mais íngremes da subida.
Pidcock abriu uma vantagem de quase meio minuto e partiu para um desafio ainda maior: os 7 km finais em um planalto com forte vento contrário. Apesar das dificuldades, o britânico conseguiu administrar sua liderança até a linha de chegada.
Tom Pidcock amplia vantagem
No final, Pidcock cruzou a linha de chegada com doze segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, que incluía Kepplinger, Hatherly e o jovem norueguês Johannes Kulset, da Uno-X Mobility.
O desempenho sólido do britânico garantiu não apenas a vitória na etapa, mas também ampliou sua liderança ao 2º colocado, Rainer Kepplinger (Bahrain Victorious) para 29 segundos, reforçando sua posição como principal candidato ao título do AlUla Tour 2025.
Assista a chegada
🚴🏻♂️💨 A fierce chase before @tompidcock powers to a solo win! 💪
— طواف العلا | ALULATOUR (@thealulatour) January 31, 2025
⏪ Relive the last kilometre of stage 4#AlUlaTour 🇸🇦 pic.twitter.com/tOUikWQF44