Iúri Leitão admite que não pretendia atacar tão cedo no Challenge Mallorca “às vezes é preciso correr um pequeno risco”
A edição do Challenge de Mallorca terminou de forma espetacular para o ciclismo português, com Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) conquistando a vitória no Troféu Palma, a última das cinco etapas da prova balear.
O ciclista de Viana do Castelo surpreendeu o pelotão nos metros finais e garantiu não apenas seu primeiro triunfo da temporada, mas também a única vitória da equipe nesta edição da competição.
“O plano não era atacar tão cedo, porque havia muitas equipes para o sprint”
Quando tudo indicava uma chegada em um sprint convencional, Iúri Leitão optou por uma estratégia ousada e atacou a cerca de 600 metros da linha de chegada. O movimento surpreendeu os principais sprinters e garantiu ao português uma vitória brilhante.
“O plano não era atacar tão cedo porque havia muitas equipas a preparar-se para o sprint. Eu queria estar na frente, e meus companheiros de equipe me mantiveram em uma posição muito boa, especialmente nas duas últimas voltas do circuito”, admitiu Iúri Leitão na entrevista, após a competição.
“Eu estava planejando pegar uma boa roda e ter espaço suficiente para poder dar a largada, algo que não consegui fazer outro dia porque a chegada era muito louca. No final, me vi em uma boa posição e tive forças para tentar um ataque de mais longe”.
Com esse resultado, Leitão soma agora 10 vitórias desde que ingressou na Caja Rural-Seguros RGA, vencendo ao menos uma prova, em cada uma das quatro temporadas que disputou pela equipe, destaca o canal oficial da equipe espanhola.
“Às vezes é preciso correr um pequeno risco”
Após a corrida, Iúri Leitão explicou sua estratégia ao Eurosport e destacou a importância da vitória para a temporada que está a iniciar.
“Às vezes é preciso correr um pequeno risco e, felizmente, tem funcionado bem para nós. É muito importante começar a temporada assim, com uma vitória em uma corrida deste nível”, finalizou Iúri Leitão.