Diretor da UAE Team Emirates dá declaração contraditória
Para a maioria das equipes, ter ciclistas ocupando o segundo e o terceiro lugar na classificação geral do Tour de France após 16 etapas seria considerado um ótimo resultado. No entanto, para o UAE Team Emirates, a vitória foi conquistada de forma surpreendente, pois o diretor da equipe, Mauro Gianetti, deu a entender que a posição de Adam Yates poderia ser sacrificada em prol de ajudar Tadej Pogacar.
“A diferença é grande, sabemos disso”, disse o suíço de 59 anos à TV2. “Conhecemos Jonas Vingegaard agora, depois que ele se saiu muito bem no Tour de France por dois anos consecutivos. Claro, ainda estamos aqui para vencer, mas temos que ser realistas. Vamos lutar, mas precisamos de boas pernas.”
“Temos pilotos em segundo e terceiro lugares”, diz Gianetti, embora Yates em terceiro esteja a quase nove minutos do Maillot Jaune. “Se há uma oportunidade em que podemos pegar o amarelo sacrificando Adam, por que não? Mas muito precisa acontecer antes que esse cenário se torne relevante.”
Falando ao ITV Sport após a conclusão do contra-relógio do estágio 16, o próprio Yates iludiu o fato de que seu lugar no pódio era quase irrelevante sem o líder de sua equipe estar no degrau mais alto. “O principal objetivo é levar o amarelo em Paris com Tadej, se estou no pódio, estou no pódio”, disse o britânico a Daniel Friebe.