Diretor da Visma-Lease a Bike critica duramente a UCI “uma verdadeira vergonha para o ciclismo”
A confusão na 1ª etapa da Volta ao Algarve de 2025 gerou grande repercussão ao longo da tarde e da noite desta quarta-feira. A Visma-Lease a Bike, que buscava um bom resultado com Wout van Aert, foi uma das prejudicadas pelo incidente.
O belga, assim como outros ciclistas, acabou seguindo pelo lado errado da estrada, o que desagradou profundamente o gerente da equipe, Arthur van Dongen.

“Sou chefe de equipe há 33 anos e nunca experimentei isso”
Van Dongen, diretor esportivo experiente, não poupou críticas à organização e à União Ciclística Internacional (UCI).
“Sou chefe de equipe há 33 anos e já vivi situações em que os ciclistas tomaram o caminho errado na final, mas em competições de níveis muito diferentes. Nunca experimentei isso em uma corrida como essa”, declarou o diretor ao indeleiderstrui.
O dirigente ainda destacou que a situação é inadmissível: “Isso é um erro claro da organização, mas também da UCI, que impõe diversas regulamentações sem pensar nos interesses do ciclismo e na segurança dos atletas”.

“Isso é muito triste, uma verdadeira vergonha para o ciclismo”
O dirigente da equipe holandesa elevou o tom ao falar sobre os riscos gerados pela falta de estrutura adequada na etapa. “Agora eles estão realmente brincando com a saúde dos ciclistas. Isso nunca deveria ter acontecido, pois deveria haver cercas”.
“Deixaram a rua aberta dos dois lados antes da rotatória, e só depois dela colocaram barreiras… amadorismo no seu melhor”, desabafou.
Van Dongen também expressou frustração com os comissários da UCI. “Eles estão mais preocupados com distrações do que com um bom resultado. Isso é muito triste, uma verdadeira vergonha para o ciclismo. A UCI tem sua parcela de culpa, pois está colocando o esporte em uma situação muito ruim”, criticou.

“Gostaria que pudéssemos multar a UCI também”
O dirigente da Visma-Lease a Bike reforçou sua revolta com o ocorrido. “Estou envergonhado, como ciclista de corpo e alma. Que isso ainda possa acontecer em 2025 é algo inaceitável”.
“Não sei exatamente o que aconteceu com os ciclistas, as motocicletas e tudo mais, mas imagino que eles seguiram uma motocicleta da TV até aquele ponto. O que sei é que a organização e, em especial, a UCI têm grande responsabilidade nisso.”
Por fim, Van Dongen ironizou a situação ao questionar os possíveis prejuízos sofridos pela equipe. “Não sabemos nem mesmo se podemos buscar uma compensação. Onde devemos ir para obter reparo? Gostaria que pudéssemos multar a UCI também”, brincou, evidenciando a insatisfação da Visma-Lease a Bike com os desdobramentos da etapa.