Eddy Merckx deu uma entrevista em meio ao feriado nacional na Bélgica ao programa “Vive le Vélo”. Ele falou com Sammy Neyrinck sobre o atual Tour de France. “Tem sido um Tour muito difícil e eles continuam andando rápido.”
Cinco vezes vencedor do Tour, Eddy Merckx continua a seguir a competição de perto. O que ele tem a dizer sobre essa edição do Tour de France?
“Tinha sido muito emocionante até o contra-relógio, mas quando Jonas Vingegaard se afastou de Tadej Pogacar nos Pirineus, já pudemos ver que ele escalava um pouco melhor quando as montanhas ficavam realmente íngremes.”
Sem acidentes, Vingegaard estará no pódio em Paris pelo segundo ano consecutivo no domingo. Com razão, diz Merckx. “Ele é definitivamente o vencedor merecido. No contra-relógio e no dia seguinte no Col de la Loze ele foi o melhor escalador.”
Jonas Vingegaard e sua equipe forneceram um Tour de alto nível. Esta edição teria sido a mais difícil em mais de 40 anos? “Pode ser”, diz Merckx. “Tem sido um Tour muito difícil e eles continuam andando rápido.”
Qual é a explicação de acordo com Merckx? “As dietas são melhores. É tudo muito mais profissional do que na nossa época. O material também é diferente. Pesei minha bicicleta de 1971 na semana passada e estava com mais de 10 kg. Isso também é uma grande diferença.”