Tadej Pogacar surpreende e ataca a 148km do final no UAE Tour, esloveno na fuga do dia; assista os vídeos
Tadej Pogacar voltou a surpreender com mais um de seus característicos ataques de longe. Na 5ª etapa do UAE Tour, o líder da classificação geral participou de um sprint intermediário e, em seguida, decidiu atacar junto com seu compatriota e companheiro de equipe, Domen Novak.
O movimento audacioso aconteceu quando ainda faltavam cerca de 148 quilômetros para o final da etapa, rumo à linha de chegada.
Ataque no inicio da etapa
A fuga começou nos primeiros momentos da prova, logo após a largada na Universidade Americana de Dubai. Novak auxiliou Pogacar ao longo de um trecho de subida nos estágios iniciais da etapa, dando suporte para que o campeão mundial consolidasse sua iniciativa.
A meta final era a Universidade Inteligente Hamdan Bin Mohammed, e Pogacar não parecia disposto a completar os 160 quilômetros restantes no meio do pelotão.
Well this isn’t something we expected… 🤣@TamauPogi and his @TeamEmiratesUAE teammates have attacked after only the first 10km! The world champion sure does love to shake things up a bit 🤏 #UAETour@AbuDhabiSC @eurosport pic.twitter.com/P83acrjge7
— UAE Tour Official (@uae_tour) February 21, 2025
Tadej Pogacar integra numerosa fuga
Os dois ciclistas da UAE Emirates-XRG formaram a base de uma fuga que rapidamente se tornou um grupo expressivo. No total, onze ciclistas se juntaram à escapada, incluindo Lennert Van Eetvelt (Lotto), que ocupava a décima posição na classificação geral.
A fuga ainda conta com 4 ciclistas da Solution Tech-Vini Fantini, liderados pelo velocista Kristian Sbaragli, além de Kobe Goossens (Intermarché-Wanty), Victor Langelotti (INEOS Grenadiers) e uma dupla da VF Group-Bardiani CSF-Faizanè. Em pouco tempo, o grupo abriu uma vantagem superior a dois minutos sobre um pelotão desorganizado.
📺 👋 😂 #UAETour
— ammattipyöräily (@ammattipyoraily) February 21, 2025
pic.twitter.com/VDyZn7Yoqw
Disputa por segundos extras e liderança consolidada
Mais adiante na etapa, Pogacar protagonizou um duelo acirrado com Lennert Van Eetvelt pela conquista de segundos de bonificação. O campeão mundial demonstrou sua superioridade e garantiu o total dos segundos disponíveis, ampliando ainda mais sua liderança na classificação geral.
Agora, Pogacar está 21 segundos à frente de Joshua Tarling, o segundo colocado no UAE Tour, consolidando sua posição como favorito ao título.