Giulio Ciccone tinha o Giro d’Italia em mente, mas a alternativa que ele escolheu acabou sendo tão bem-sucedida quanto poderia esperar. Após conquistar a vitória na etapa final do Criterium du Dauphiné e também comemorar seu casamento, ele continua sua sequência de sucessos ao garantir a camisa de rei da montanha no Tour de France.
“Este é um dos melhores dias da minha vida. É muito bom para mim e para a minha equipe ter adquirido esta camisa KOM. É para desfrutar. Me inspira as maiores emoções”, disse Ciccone depois de chegar a Paris com uma camisa especial e bicicleta.
“Sinto-me muito orgulhoso de mim mesmo. Esta camisa é um sonho meu desde que eu era criança e comecei a andar de bicicleta.”
O italiano veio para o Tour com o objetivo específico de buscar vitórias nas etapas e a camisa de Rei da Montanha (KOM). Embora na primeira semana um resultado de fuga o tenha deixado perto da camisa amarela, na etapa 6 ele desistiu da disputa pela classificação geral e concentrou-se na busca da camisa KOM.
Não foi uma vitória fácil, pois ele precisou colocar muita energia para somar pontos ao longo das etapas e lutar nas finais, mas no final, a matemática esteve a seu favor. Com Felix Gall e Jonas Vingegaard perseguindo-o de perto, ele se tranquilizou durante até a última etapa de montanha. Nesta etapa, boas táticas e uma pitada de sorte fizeram com que ele acumulasse pontos suficientes para garantir a camisa, o que ele comemorou intensamente – tanto na hora quanto na chegada triunfal na Champs-Elysées.