GIRO D’ITALIA 2023: Favoritos Top 5 – Remco Evenepoel(Soudal Quickstep), a Esperança Belga Para as Grandes Voltas
Iniciamos hoje uma série de reportagens onde você poderá conhecer a história, curiosidades e porquê o Giro do Ciclismo considera esses atletas favoritos para a grande prova que inicia no próximo dia 06.05.
Remco Evenepoel(Soudal Quickstep) – O prodígio belga que saiu do futebol para a camisa Arco-Iris.
O jovem ciclista de 22 anos surgiu como um fenômeno ao vencer em 2018 o campeonato europeu júnior de contra-relógio e no mesmo ano conquistar o título mundial júnior de contra-relógio. Esse feito por si só já seria impressionante, não fosse o fato de antes de se tornar ciclista, Evenepoel foi jogador de futebol e jogou nas categorias de base do PSV Eindhoven(holanda) e RSC Anderlecht(Bélgica) até os 15 anos.
Em sua primeira temporada como profissional, em 2019 (com somente 19 anos), Remco Evenepoel venceu a Clásica de San Sebastián(Espanha) e a Volta à Bélgica.
Em 2020, Evenepoel quebrou a pélvis durante Il Lombardia e foi forçado a desistir da corrida, mas uma das características pela qual Evenepoel é conhecido, é por sua mentalidade forte e seu foco na preparação física e mental. O que o fez retornar com toda a força ao circuito profissional.
Desde então Remco Evenepoel vem acumulando vitórias. Em 2022, o grande ano do belga. Em abril vence a Liège Bastogne Liège. Em setembro vence sua primeira grande volta, ” La Vuelta”, a Volta a Espanha. Mais uma vez em setmbro, vence o Campeonato Mundial de Estrada na Austrália, o que lhe dá o direito de usar a Camisa Arco-íris durante toda a temporada de 2023.
No ano de 2023, Remco já pode demonstrar seu poderio ao vencer a geral do Tour dos Emirados Árabes e vencendo novamente a Liège Bastogne Liège. Enfim, Remco, por tudo o que já demonstrou, certamente é um dos principais favoritos ao Giro d’Italia 2023.