Joxean Fernández Matxín, gerente da UAE Team Emirates, recentemente concedeu uma entrevista aos colegas do High Cycling, na qual examinou minuciosamente o desempenho de Tadej Pogacar no Tour de France. Ele também deixou claro que a dupla João Almeida e Juan Ayuso terão uma liderança compartilhada na próxima Vuelta a Espanha.
Quando questionado sobre a presença de Tadej Pogacar na Vuelta, a resposta é definitiva: “Sim, é definitivo, ele não irá”.
Ao ser perguntado sobre o objetivo de ser a melhor equipe do mundo, Matxín fala sobre a soma de pontos e a rivalidade com a Jumbo Visma. “Conseguimos mais pontos neste Tour de France do que o Jumbo Visma, apesar de terem levado a camisa amarela. Terminando em segundo e terceiro, vencendo etapas, ficando na frente com vários pilotos e outros, agregamos muito. O objetivo é ser a melhor equipe, embora seja claro que é muito difícil. Na Vuelta a España haverá muitos pontos em jogo e Jumbo vai correr para vencê-la. Temos com eles aquela rivalidade esportiva e saudável que acho muito bonita”.
O gerente da UAE Team Emirates não se esquivou quando perguntado sobre Juan Ayuso na liderança da equipe durante a próxima Vuelta a España. “Sim, iremos com Ayuso à Vuelta. Obviamente, ele merece ser um líder e será. João Almeida também estará lá compartilhando responsabilidades. É um ciclista que tem mostrado perseverança e uma regularidade indiscutível.”