Os problemas continuam para a equipe SD Worx nos últimos dias no Tour de France Femmes. Primeiro, Lorena Wiebes teve que deixar a corrida, e em seguida, Demi Vollering recebeu uma penalização de 20 segundos. Além disso, para aumentar os desafios, o diretor esportivo da equipe, Danny Stam, foi expulso da competição!
“A Union Cycliste Internationale (UCI) confirma a decisão tomada hoje pelo painel de comissários da UCI arbitrando no Tour de France Femmes avec Zwift contra o Sr. Danny Stam, diretor esportivo do UCI Women’s WorldTeam, Team SD Worx”, diz um comunicado oficial da UCI.
“O comunicado do Painel de Comissários indica que, após cuidadosa e longa revisão das imagens de TV disponíveis, que mostram claramente a natureza particularmente perigosa da ultrapassagem de outros carros e pilotos do Sr. feitas pelo Sr. Stam ao Painel de Comissários da UCI”, continua. “O Painel impôs as seguintes penalidades ao Diretor Desportivo, com base nos artigos 2.12.007/4.7 (último parágrafo) e 2.12.007/8.2.2 (último parágrafo) do Regulamento da UCI: multa de 500 francos suíços e exclusão do evento.”
Após o incidente em que Stam criticou a penalização de 20 segundos impostos à Vollering como ‘injustificado’ durante o Tour de France Femmes 2023, ele e Anna van der Breggen expressaram fortes críticas à decisão. No entanto, parece que as consequências dessa atitude não foram bem recebidas.
Infelizmente, como resultado de suas declarações e ações, a organização do Tour de France Femmes 2023 tomou a decisão de proibir a participação de Stam na competição. Isso significa que ele não poderá estar presente no evento e terá que lidar com sua punição em casa.
Veja a situação que causou a expulsão do diretor: