Diretor do WorldTour critica fortemente UCI após graves quedas “aqueles malditos pontos UCI, aquela maldita classificação”, assista o vídeo
A Clássica Brugge-De Panne, conhecida como “The Great Sprint Classic”, tornou-se palco de polêmicas e indignação, após uma sucessão de quedas que afetaram diversos ciclistas.
O diretor da Cofidis, Thierry Marichal, manifestou sua insatisfação com o atual sistema da União Ciclística Internacional (UCI), que, segundo ele, contribui diretamente para o aumento dos acidentes.
“Aqueles malditos pontos UCI”
Para Marichal, a busca incessante por pontos no ranking UCI é a principal razão para a intensidade das disputas e os consequentes acidentes.
“Todos estão aqui pelo mesmo motivo: aqueles malditos pontos UCI, para aquela maldita classificação. A UCI criou um sistema de merda, que coloca uma quantidade enorme de pressão sobre os ciclistas”, afirmou o francês ao jornal Het Nieuwsblad.
O dirigente acredita que o atual sistema impõe uma pressão desnecessária sobre as equipes, forçando os atletas a assumirem riscos excessivos.
“O que aconteceu aqui é simplesmente impossível. E haverá mais acidentes no futuro. Mas não temos escolha: temos que continuar correndo e tentar marcar pontos”, completou Marichal.

Ciclistas feridos e internados no hospital
O caos no final da Clássica Brugge-De Panne resultou em vários ciclistas caídos, incluindo o sprinter da Cofidis, Milan Fretin, que sofreu escoriações nas orelhas e nos pés, na forte queda na fase final da corrida. Jasper Philipsen, Tim Merlier, Arnaud De Lie, Olav Kooij e Gerben Thijssen estavam entre os envolvidos nos acidentes.
Merlier foi um dos que caíram com mais violência. Ele sofreu um ferimento profundo no joelho. Os danos causados a Kooij parecem ser limitados; sua equipe disse que podem ter sido “apenas” abrasões. Eles fazem parte de uma longa lista.
De acordo com o Het Nieuwsblad, Juri Hollmann tem dores no joelho, Robbe Ghys tem dores no cotovelo, Jasper De Buyst tem muitas escoriações, Lionel Taminiaux tem um pulmão colapsado e uma costela quebrada, Gerben Thijssen e Huub Artz foram internados no hospital para exames médicos.

“Todos estão sob pressão por causa disso”
A insatisfação com o sistema também foi compartilhada por Steven de Jongh, líder da equipe Lidl-Trek. Após a forte queda de Edward Theuns e a derrota de Jonathan Milan para Sebastian Molano em um sprint final, De Jongh reforçou a importância da pontuação no ranking da UCI.
“Os pontos são importantes e todos estão sob pressão por causa disso. Estão sendo assumidos mais riscos porque estamos no último ano do ciclo? Acho que não. Os pontos desempenham um papel desde o primeiro dia de um novo ciclo, porque todos sabemos que fechar uma lacuna no terceiro ano é muito difícil”, finalizou Thierry Marichal.