Tadej Pogacar venceu o Tour de Flandres 2025 em mais um espetáculo de ciclismo. O campeão mundial, atacou a fuga na última passagem do Oude Kwaremont e venceu após um voo solo de 18km.
Mads Pedersen bateu o sprint do reduzido grupo da fuga, para finalizar na 2ª posição e Mathieu van der Poel completou o pódio na 3ª colocação.
A fuga do dia
Victor Vercouillie (Flanders-Baloise), Alessandro Romele (XDS Astana), Elmar Reinders (Jayco AlUla), Rory Townsend (Q36.5), Marco Haller (Tudor), Connor Swift (INEOS Grenadiers), Timo Roosen (Picnic-PostNL), Sean Flynn (Picnic-PostNL) protagonizaram a fuga do dia.

Os 8 aventureiros conseguiram abrir uma vantagem superior a 4 minutos. Entretanto, no pelotão, a UAE Emirates-XRG (com António Morgado trabalhando forte) e a Alpecin-Deceuninck, não davam chances aos escapados, mantendo uma média horária sempre superior a 45 km/h.

Filippo Ganna ataca
Com cerca de 100 quilômetros para a chegada, 4 ciclistas Filippo Ganna (INEOS), Matteo Trentin (Tudor), Daan Hoole (Lidl-Trek) e Quinten Hermans (Alpecin-Deceuninck), com Tiesj Bennoot (Visma) sejuntando ao grupo, atacaram o pelotão e saíram em busca da fuga que estava a cerca de 2min 30seg de vantagem. O quarteto teve sucesso e assim o grupo líder passou a contar com 13 ciclistas.

Primeiro ataque de Tadej Pogacar
Na segunda passagem por Oude Kwaremont, a 55 km do final, Pogacar lançou seu 1º ataque. Van Aert, Jorgenson e Pedersen reagiram de imediato, enquanto Van der Poel precisou correr atrás do prejuízo. A tentativa foi neutralizada após o Paterberg, quando o pelotão se reorganizou.
@valterdohnert Tadej Pogacar ataca no Tour de Flandres
♬ som original – valterdohnert
Koppenberg e Taaienberg: batalha entre os gigantes
O Koppenberg foi o palco do ataque mais explosivo até então: Pogacar forçou o ritmo com Van der Poel em sua roda, enquanto Van Aert e Jorgenson não resistiram. A dupla alcançou o grupo dos escapados — Ganna, Trentin, Küng, Benoot e Ballerini — mas o ritmo caiu e Van Aert e companhia voltaram a se juntar.

No Steenbeekdries e no Taaienberg, o esloveno voltou a atacar com força, sempre acompanhado por Van der Poel e Pedersen. O trio da Visma-Lease a Bike teve dificuldades e precisou perseguir. Próximo do Kruisberg, o grupo voltou a se juntar, mas Pogacar mantinha o ritmo constante, preparando o terreno para o ataque final.
Ataque decisivo no Oude Kwaremont
A 24 km da meta, restavam apenas o Oude Kwaremont e o Paterberg. Wout Van Aert tentou antecipar o ataque, mas Pogacar neutralizou com facilidade. Pouco depois, o ampeão mundial lançou o movimento decisivo: aos poucos se distanciou de Van der Poel e não foi mais alcançado.
@valterdohnert Pogacar ataca e inicia voo solo no Tour de Flandres
♬ som original – valterdohnert
Atrás dele, Van Aert manteve o ritmo alto com Pedersen e Van der Poel na roda, mas a falta de cooperação no grupo permitiu que a diferença aumentasse para 28 segundos. No topo do Paterberg, ainda havia 24 segundos de vantagem. Sem coordenação entre os perseguidores, a diferença estabilizou em torno de 30 segundos.

Segunda vitória de Pogačar no Tour de Flandres
Nos últimos 10 km, ficou evidente que a vitória estava nas mãos de Pogacar, com o campeão mundial consolidando sua segunda vitória no Tour de Flandres, repetindo o feito de 2023.
Na disputa pelo restante do pódio, Mads Pedersen foi o mais forte no sprint e garantiu o segundo lugar. Mathieu van der Poel, apesar de uma queda no início da prova e dos muitos esforços, cruzou em terceiro. Wout van Aert terminou logo atrás, na quarta colocação.

Assista a chegada
🌈Tadej Pogacar consigue una descomunal victoria en el 🇧🇪Tour de Flandes 2025 #rvv #RVV25 pic.twitter.com/Tth5eY7Ew0
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) April 6, 2025
Resultados do Tour de Flandres 2025




