A campeã mundial Lotte Kopecky (SD Worx-Protime) conquistou neste domingo sua 3ª vitória no Tour de Flandres Feminino, tornando-se a única recordista da prova.
Após um percurso desafiador de quase 170 km, a belga superou suas rivais no sprint final em Oudenaarde, deixando Pauline Ferrand-Prévot (Visma-Lease a Bike) em segundo e Liane Lippert (Movistar) em terceiro.

Um percurso desafiador com trechos decisivos
A edição de 2025 do Tour de Flandres contou com 168,9 km, repetindo o percurso final da prova masculina.
Os 50 km finais concentraram as maiores dificuldades, com passagens clássicas e decisivas: Koppenberg, trechos de paralelepípedos, Taaienberg, Oude Kruisberg/Hotond, Oude Kwaremont e Paterberg. Depois disso, as ciclistas enfrentaram 13 km planos até a chegada em Oudenaarde.
Sete ciclistas na fuga do dia
Apesar de diversas quedas ao longo da prova, uma fuga de 7 ciclistas conseguiu se estabelecer: Britt de Grave (DD Group), Nicole Steigenga (AG Insurance-Soudal), Franziska Brauße (Ceratizit), Romy Kasper (Human Powered Health), April Tacey (Coop-Repsol), Alison Avoine (St Michel) e Aoife O’Brien (DAS Hutchinson) chegaram a abrir 7 min de vantagem. No entanto, a tentativa foi neutralizada a 40 km do final, abrindo espaço para novas movimentações entre as favoritas.

A seleção no Oude Kwaremont e o quarteto decisivo
Com a aproximação do trecho final, Mischa Bredewold e Lauretta Hanson atacaram, mas foram neutralizadas no Oude Kruisberg. Foi ali que Liane Lippert lançou um movimento agressivo, e um grupo de elite formado por Lotte Kopecky, Puck Pieterse e Pauline Ferrand-Prévot se aproximou.
O momento decisivo veio no Oude Kwaremont. Ferrand-Prévot atacou e foi seguida por Lippert e Kopecky. Kasia Niewiadoma conseguiu se juntar às três, formando o quarteto que definiria a corrida. Atrás, nomes fortes como Van der Breggen, Ellen van Dijk e Marlen Reusser tentaram reagir, mas a vantagem do grupo da frente cresceu para mais de 20 segundos.

Grupo perseguidor não se organiza
Apesar das tentativas de ataque no Paterberg, nenhuma ciclista conseguiu se destacar, e o quarteto Kopecky, Ferrand-Prévot, Lippert e Niewiadoma seguiu unido até Oudenaarde. A falta de colaboração no grupo perseguidor selou o destino da corrida.

Sprint final consagra Kopecky como lenda da prova
No sprint decisivo, Lotte Kopecky mostrou sua força e experiência. Mesmo sendo marcada de perto pelas rivais, respondeu ao ataque final de Niewiadoma e lançou seu sprint a 200 metros da chegada, vencendo de forma categórica.
Com essa vitória, Kopecky se torna a única ciclista a vencer 3x o Tour de Flandres Feminino. Além disso, ela entra para um seleto grupo de campeãs mundiais que venceram a prova, ao lado de Judith Arndt (2005), Marianne Vos (2013) e Lizzie Deignan (2016).

Assista a chegada
La più forte sui muri, la più veloce allo sprint. Lotte Kopecky vince la sua terza Ronde in maglia di campionessa del mondo 🌈 Nessuna come lei!
— 53×11 Cycling Podcast (@53x11Podcast) April 6, 2025
pic.twitter.com/r01QZVJ1Ph
Resultados do Tour de Flandres Feminino




