Caleb Ewan (INEOS Grenadiers) venceu a 2ª etapa da Volta ao País Basco, após bater o pelotão em um sprint massivo em Lordosa. Luca Van Boven (Intermarché-Wanty) finalizou na 2ª colocação e Bastien Tronchon (Decathlon AG2R La Mondiale) completou o pódio na 3ª posição.
O português Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), realizou um bom sprint final, terminando a etapa na 5ª colocação.
Maximilian Schachmann (Soudal Quick-Step) e João Almeida (UAE Emirates-XRG) que finalizaram junto ao pelotão permanecem como 1º e 2º, respectivamente, na Classificação Geral.
A etapa modificada
A organização da Volta ao País Basco fez uma pequena mudança no percurso da 2ª etapa da competição, momentos antes do início. A etapa com largada em Pamplona e chegada em Lordosa, após 200km, passaria pela montanha de 3ª categoria Alto de la Olivia.
Entretanto, por razões de segurança, a montanha foi substituída por outra, também de 3ª categoria: a San Martin de Unx, localizada nas proximidades. Com a alteração a distância da etapa foi ligeiramente encurtada para 186km, mantendo a expectativa para a etapa ser decidida em um sprint massivo.

A fuga do dia
Cinco ciclistas protagonizaram a fuga do dia. Xabier Isasa (Euskaltel Euskadi), Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck), Diego Uriarte (Equipo Kern Pharma), Sinuhé Fernández (Burgos Burpellet BH) e Julen Bengoa Arriola (Caja Rural-Seguros RGA) abriram uma vantagem de cerca de 3 minutos para o pelotão.

INEOS e Visma-Lease a Bike controlam pelotão
Enquanto isso, no pelotão, a INEOS e a Visma-Lease a Bike procuravam manter a fuga sob controle. As duas equipes apostavam forte nos seus sprinters Caleb Ewan e Axel Zingle, respectivamente.

Pelotão acelera forte no final
Apesar da margem relativamente curta, Uriarte teve seu momento de destaque ao ser o primeiro a cruzar o topo do San Martin de Unx, conquistando assim a camisa de líder de montanha. À medida que a corrida se aproximava dos 20 km finais, o pelotão reduzia a diferença, com um reagrupamento iminente.
Fuga não desiste
O ritmo da perseguição aumentou com Mauro Schmid (Soudal Quick-Step), que puxou o pelotão na subida não categorizada de Carcar. Parecia o fim para os escapados, mas uma desaceleração momentânea no grupo principal permitiu que a vantagem voltasse a crescer. Restando 5 km, a diferença ainda era de cerca de 25 segundos.

Nesse ponto, Xabier Isasa decidiu jogar todas as fichas e atacou seus companheiros de fuga, tentando buscar a vitória solo. Apesar da coragem, o esforço foi em vão: a 2 km do fim, ele foi alcançado pelo pelotão, que acelerava após um acidente envolvendo Victor Campenaerts.

Ewan vence com autoridade
Nos metros finais, a Intermarché-Wanty assumiu a ponta do pelotão para posicionar seu velocista Luca Van Boven. Contudo, Caleb Ewan mostrou-se atento, posicionou-se atrás do jovem belga e disparou com potência nos últimos metros.
O australiano, de 30 anos, venceu com autoridade, conquistando sua segunda vitória na temporada 2025 e a 65ª de sua carreira profissional. Van Boven terminou em 2º lugar, enquanto o francês Bastien Tronchon completou o pódio da etapa.

Assista a chegada
🏅🇦🇺Caleb Ewan (Ineos Grenadiers) se impone con suma autoridad en la segunda etapa de la 🇪🇸Vuelta al País Vasco 2025 #Itzulia #itzulia2025 pic.twitter.com/vb9rgki4iN
— InfoCiclismo 🇮🇹 #MSR (@infociclismoo) April 8, 2025
Resultados da 2ª etapa da Volta ao País Basco

Classificação Geral da Volta ao País Basco 2025

Em breve o Giro do Ciclismo publicará as classificações completas, de todas as categorias da Volta ao País Basco após a 2ª etapa.