A Visma-Lease a Bike deve entrar totalmente comprometida com o sistema Gravaa no próximo fim de semana. A tecnologia de ajuste de pressão dos pneus tem sido alvo de atenção da equipe holandesa há algum tempo, especialmente em provas com setores de paralelepípedos.
Apesar de não ser utilizada por todos os ciclistas da equipe, Wout van Aert parece que utilizará o sistema no próximo domingo, conforme revelaram as imagens do reconhecimento do percurso feito pelo belga, nesta quinta-feira, que também utilizava um capacete de contrarrelógio.

Tecnologia que se adapta ao terreno
O grande diferencial do Gravaa está na bomba integrada ao cubo da roda, controlada por botões instalados no guidão. Com ela, o ciclista pode ajustar a pressão dos pneus em tempo real, de acordo com o terreno.
Em trechos de asfalto, mais pressão garante melhor rolagem; em paralelepípedos ou estradas não pavimentadas, pneus mais macios oferecem maior conforto e aderência.

Wout van Aert acelera forte com o Gravaa
Dois anos atrás, Wout van Aert optou por não utilizar o sistema durante a Paris-Roubaix, mesmo tendo a liberdade de escolha. Por outro lado, companheiros como Dylan van Baarle e Edoardo Affini decidiram experimentar a novidade, sinalizando uma divisão interna quanto à tecnologia.
Entretanto, parece que o capitão da equipe deve optar pela tecnologia no próximo domingo. Wout van Aert foi flagrado acelerando forte utilizando o sistema.

Resultados expressivos com o sistema
Recentemente, nomes importantes da equipe feminina também se destacaram com o uso do sistema. No último domingo, Marianne Vos e Pauline Ferrand-Prévot enfrentaram o Tour de Flandres equipadas com o Gravaa.
Vos, aliás, credita ao sistema parte do sucesso na conquista de seu título mundial no Cyclo-cross no final do ano passado. Já em março, o jovem talento Matthew Brennan venceu o GP Denain com a ajuda do sistema inovador.
