A equipe Visma-Lease a Bike realizou nesta quinta-feira (10) um importante reconhecimento dos setores de paralelepípedos da Paris-Roubaix. Wout van Aert e seus companheiros de equipe pedalaram por longos trechos da clássica francesa, testando o sistema de pressão de pneus da Gravaa — tecnologia que está sob avaliação na equipe holandesa há algum tempo.
Teste prático com riscos reais
O treino começou pouco antes do meio-dia, com Van Aert liderando o grupo em ritmo firme pelas famosas pedras do norte da França. Durante a passagem pela temida Floresta de Wallers (Bos van Wallers), o belga sofreu um furo no pneu e, em alta velocidade, por pouco não foi ao chão.
Ele precisou desviar rapidamente para a lateral asfaltada da estrada. Apesar do susto, o ciclista conseguiu evitar uma queda mais séria, graças à sua habilidade de controle da bicicleta. O incidente, no entanto, deve deixar marcas — ainda que apenas psicológicas — a poucos dias da prova.

Sistema Gravaa em análise
O episódio levanta dúvidas sobre a confiabilidade do sistema Gravaa, que permite ajustes de pressão dos pneus em tempo real. Embora o dispositivo esteja em desenvolvimento há algum tempo, ele ainda não foi adotado por todos os líderes da equipe nas corridas de paralelepípedos.
Assista o vídeo
Wow, Wout van Aert almost crashes on Paris Roubaix recon because of puncture 😨 #ParisRoubaix
— Lukáš Ronald Lukács (@lucasaganronald) April 10, 2025
Full video: https://t.co/DYnj06mLdq pic.twitter.com/RVTbflYLBJ