Volta ao País Basco: Prévia da 5ª etapa, mais uma clássica etapa basca com um sobe e desce constante

Depois de uma difícil etapa nesta quinta-feira, os ciclistas da Volta ao País Basco não terão descanso nesta sexta-feira.

A 5ª etapa, com chegada em Gernika-Lumo, apresenta um traçado menos exigente em termos de altimetria total, mas ainda assim reserva armadilhas capazes de causar danos, especialmente devido ao desgaste acumulado ao longo da semana.

Uma curta, porém inclinada subida com rampas de até 12% nos quilômetros finais promete agitar a disputa.

Etapa entre Urduña e Gernika-Lumo com 2.650 metros de altimetria

A 5ª etapa apresenta 172,3 km entre Urduña e Gernika-Lumo, somando 2.650 metros de ganho de elevação. Os primeiros 80 quilômetros apresentam um perfil mais tranquilo, sem grandes desafios para o pelotão.

No entanto, a situação começa a mudar a partir da metade da prova, com a ascensão de Aretxabalgane (4,6 km a 5,4%) seguida por Errigoti (4,8 km a 4%).

girodociclismo.com.br volta ao pais basco previa da 5a etapa image 2

Akorda e a sequência de ondulações

A cerca de 50 km da linha de chegada, os ciclistas enfrentarão a subida de Akorda, com 2,3 km a 8,6%. Após uma breve descida, o percurso segue em leve subida por mais 15 km até Forua. Lá, a estrada volta a se inclinar com 4,9 km a uma média de 6,4%, com o topo situado a apenas 14 km do fim da etapa.

Final técnico com oportunidade de ataque

Nos quilômetros finais, o trajeto é majoritariamente de descida. No entanto, a 5 km do final, há uma curva com uma curta, porém explosiva rampa de cerca de 600 metros, onde as inclinações chegam a 12%.

Esse trecho pode servir como trampolim ideal para ataques decisivos, capazes de mexer com a classificação da etapa.

girodociclismo.com.br volta ao pais basco previa da 5a etapa image 1
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.