O português João Almeida brilhou na 4ª etapa da Volta ao País Basco ao vencer com autoridade, após um ataque devastador na subida final da competição, assumindo também a liderança da classificação geral da competição.
A etapa foi definida na temida subida da Izua, com 3,5 km de extensão, média de 9,6% de inclinação e rampas que chegam a 20%.

No início da escalada, a equipe Bahrain Victorious tentou ditar o ritmo com ataques de Pello Bilbao e Santiago Buitrago, mas a movimentação não surtiu efeito. Foi então que Almeida escolheu seu momento, atacou com força sem olhar para trás, imprimindo uma aceleração impressionante.
O momento em que João Almeida🇵🇹 quebrou a concorrência na etapa 4 da Volta ao País Basco! 🤩 pic.twitter.com/5kSnx1UxhB
— Eurosport Portugal (@EurosportTV_Por) April 10, 2025
João Almeida registra potência impressionante
De acordo com análise do canal Lanterne Rouge, o sucesso do ataque do português esteve diretamente ligado à sua impressionante potência gerada durante a subida. João Almeida, que pesa ao redor de 63 kg, produziu 6,93 w/kg durante 12 minutos e 25 segundos — o melhor desempenho registrado em uma prova sem a presença dos principais nomes da classificação geral.

Esse esforço lhe permitiu abrir 30 segundos de vantagem sobre o grupo perseguidor, que continha todos os favoritos à vitória final na Volta ao País Basco. Seu ataque não apenas garantiu a vitória na etapa, mas também o colocou na liderança geral da corrida.