Agressor de Mathieu van der Poel se entrega à polícia, homem viajou com fã-clube de ciclista esloveno
O homem que lançou uma garrafa de água no rosto de Mathieu van der Poel durante a clássica Paris-Roubaix, no último domingo, se apresentou voluntariamente à polícia belga. A informação foi divulgada pelo jornal Het Nieuwsblad, que identificou o agressor como sendo de origem flamenga.
Cidadão belga
Testemunhas do incidente haviam apontado inicialmente um grupo de torcedores de língua francesa, aparentemente alcoolizados, como os responsáveis pela agressão. No entanto, as investigações revelaram que o autor do ato é um cidadão flamengo.
“O homem se apresentou à zona policial de Mira (Anzegem, Avelgem, Spiere-Helkijn, Waregem e Zwevegem)”, confirmou o porta-voz do Ministério Público da Flandres Ocidental ao Het Nieuwsblad.
UNACCEPTABLE 😡 pic.twitter.com/GsZ9fF9qc7
— Intermarché-Wanty (@IntermarcheW) April 13, 2025
Viagem com fã-clube de Matej Mohoric
O autor do ataque já foi interrogado pela polícia e um boletim de ocorrência está em elaboração. Segundo fontes próximas ao caso, o homem afirmou estar profundamente arrependido e justificou a ação como fruto de um “impulso”.
Ele viajou até a corrida com o ‘Matej Matjes’, um fã-clube flamengo do esloveno Matej Mohoric. A direção do grupo, no entanto, deixou claro que ele não é membro oficial do clube e declarou que o agressor não será mais bem-vindo em futuras atividades.

Prisão e multa de 45 mil euros
De acordo com o jornal Het Laatste Nieuws (HLN), a denúncia com mais chances de ser aceita pela justiça francesa é a de “atentado à integridade física”.
Caso o ato seja considerado premeditado, ou se comprovada a influência de álcool ou drogas, o autor pode enfrentar uma multa de até 45 mil euros e uma pena de prisão de até três anos, conforme a legislação francesa.
Staf Scheirlinckx, da associação belga de ciclismo BCPA, defendeu uma postura mais firme diante de situações como essa:
“Essa é uma punição pesada, mas também temos que ser muito rigorosos agora. O fato de o próprio Van der Poel falar de uma tentativa de homicídio é uma declaração emocionante após a corrida. Mas ele não está muito longe disso. Se as coisas derem errado, as consequências são incalculáveis”.