Imagens amadoras podem explicar queda de Tadej Pogacar na Paris-Roubaix, assista o vídeo

Tadej Pogacar (UAE Emirates-XRG) deu adeus a Paris-Roubaix 2025 ao sair da pista no setor 9 da prova. Agora, imagens amadoras reforçam a explicação do próprio Pogacar sobre o incidente: sua visibilidade estava comprometida por motocicletas à sua frente, o que pode ter levado ou a interpretar erroneamente o traçado da estrada.

Visibilidade pode ter sido prejudicada pelas motocicletas

Durante a prova, Pogacar seguia de perto algumas motocicletas que guiavam a dupla Pogacar/Van der Poel. Essa curta distância limitava sua visão da estrada à frente, especialmente nas seções de paralelepípedos.

Na seção 9, uma reta técnica e exigente, o ciclista viu uma motocicleta estacionada ao longe, com a frente apontando para baixo, o que pode tê-lo a presumir que o percurso seguia em linha reta, “na minha cabeça as motos estavam indo em linha reta” afirmou Tadej Pogacar durante a entrevista após a corrida.

girodociclismo.com.br imagens amadoras ajudam a explicar queda de tadej pogacar na paris roubaix assista o video image
Pogacar teve problemas com a corrente que o obrigou a trocar de bicicleta

Interpretação equivocada do traçado

As imagens feitas por torcedores mostram Pogacar olhando por entre as motos em movimento, tentando antecipar o traçado. A posição da motocicleta estacionada pode reforçar a impressão de que não havia curva naquele ponto. No entanto, a curva à direita estava logo adiante – escondida pela última das três motos em movimento, que estava muito próxima dele.

O erro e suas consequências

Quando a moto à sua frente parou bruscamente, Pogacar se deu conta do engano. Ele freou o máximo que pôde, mas a velocidade era alta demais para contornar a curva com segurança. Acabou saindo da pista e sofrendo uma leve queda. Apesar de não ter se ferido gravemente, o incidente teve um custo alto: ele precisou trocar de bicicleta e perdeu contato com o líder Mathieu Van der Poel.

girodociclismo.com.br imagens amadoras ajudam a explicar queda de tadej pogacar na paris roubaix assista o video image 2

“Não quero usar isso como desculpa”

“Quando você está a todo vapor e de repente uma moto para, às vezes você tem a sensação de que não há curva. Mas eu deveria ter previsto, e não quero usar isso como desculpa”, declarou Pogacar após a prova.

Mesmo com uma tentativa intensa de recuperação, o esloveno não conseguiu retomar o tempo perdido e cruzou a linha de chegada na segunda colocação.

Assista o vídeo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.