Tadej Pogacar enfrentará Remco Evenepoel e grande start list na Amstel Gold Race, confira as informações da prova
Chegou a hora novamente da maior corrida de ciclismo holandesa: a Amstel Gold Race, que acontecerá no próximo domingo, 20 de abril, entre Maastricht e Berg en Terblijt, totalizando 255,9 km.
Em 2019, Mathieu van der Poel fez história no ciclismo com uma corrida de recuperação fenomenal. Já em 2021 e 2022, a decisão foi milimétrica: a Amstel Gold Race foi definida no photofinish. Wout van Aert e Michal Kwiatkowski bateram respectivamente Tom Pidcock e Benoît Cosnefroy, em dois dos finais mais apertados da história recente da prova.

Um start list de peso para 2025
Para a edição deste ano, o start list provisório já dá uma amostra do que está por vir. Grandes nomes do pelotão internacional estão confirmados, prometendo uma disputa de alto nível. Estão presentes na lista de largada provisória Tadej Pogacar, Remco Evenepoel, Tom Pidcock, Wout van Aert, Julian Alaphilippe, Marc Hirschi e Thibau Nys.
A presença de tantos favoritos adiciona uma camada extra de imprevisibilidade à corrida, que costuma ser marcada por ataques ousados e decisões táticas cruciais nos momentos finais.
O percurso: tradição e dureza
A Amstel Gold Race não termina no topo do Cauberg, em Valkenburg, desde 2013. A linha de chegada é traçada 1,8 km adiante, exatamente no mesmo local onde terminou o Campeonato Mundial de Ciclismo de 2012 (vencida por Philippe Gilbert).
Como destaca a organização, o percurso deste ano terá “um papel mais proeminente para a colina de ciclismo mais famosa da Holanda”.
Na fase inicial, após a largada o pelotão encara diversas subidas icônicas, como a Loorberg e a Camerig, antes de alcançar o ponto mais alto da corrida, em Drielandenpunt, na cidade de Vaals.

Após essa fase inicial, começa o verdadeiro final, onde as subidas se sucedem rapidamente e colocam à prova os escaladores mais potentes. Entre os desafios finais estão Eyserbosweg, Keutenberg e o próprio Cauberg.
O Cauberg, que inclui passagens mais estreitas do que nos anos anteriores, foi incluído na volta final. Os ciclistas subirão esse trecho lendário um total de três vezes. Depois da última escalada, restarão mais 1,8 km de corrida até Berg en Terblijt, onde estará localizada a linha de chegada.

Lista de largada provisória da Amstel Gold Race 2025




