João Almeida concede entrevista e atualiza programa “farei o Tour de Romandie e o Tour de Suisse buscando a vitória”
O ciclista português João Almeida (UAE Team Emirates-XRG) alcançou o maior triunfo de sua carreira profissional ao sagrar-se campeão da Volta ao País Basco, competição que se encerrou no último sábado.
Em declarações ao canal português TSF, o atleta analisou a Volta ao País Basco e projetou os seus próximos objetivos na temporada, revelando ambições cada vez mais elevadas.
“Esta, por enquanto, é a vitória número um”
“Felizmente, tive boas vitórias em grandes corridas, mas esta foi uma vitória geral, numa das corridas mais importantes do mundo, e consegui vencer com uma vitória muito dominante e com duas vitórias em etapas. Claro que todas as vitórias são importantes, têm o seu peso”.
“Espero ter vitórias que superem esta, mas esta, por enquanto, é a número um”, afirmou Almeida com entusiasmo ao microfone da TSF.
“Começamos esta corrida com o objetivo de vencer, apesar de não ser um percurso perfeito para mim. Temos de ser realistas, este ano tenho feito corridas ao meu jeito, mas tenho enfrentado adversários como Jonas Vingegaard, que não é um adversário qualquer, é um dos melhores do mundo, que já venceu o Tour de France mais do que uma vez.”

“Coloquei tempo nos meus adversários logo no início”
Questionado sobre os momentos decisivos da corrida, João Almeida apontou para o contrarrelógio inicial e a sua vitória na primeira etapa como cruciais para o sucesso final. “Eu diria que provavelmente o primeiro dia, o contrarrelógio. Fiz um contrarrelógio muito bom, coloquei tempo em todos os meus adversários logo de início”.
“Cada etapa tem o seu peso, e depois a vitória na primeira etapa, onde dei tempo aos meus adversários e mostrei quem era o mais forte. Esses dois dias foram os mais importantes. Cada dia conta um pouco.” A sua performance consistente desde o início da competição estabeleceu uma base sólida para a vitória geral.

Tour de Romandie e o Tour de Suisse buscando a vitória
João foi questionado quais são suas expectativas para o restante da temporada. “Espero que mais vitórias, mas no fundo não ter percalços e quedas, o resto o trabalho duro e a dedicação vão trazer”.
Para o Tour de France o objetivo é claro: “Quero me apresentar no Tour de France com o pico de forma da temporada, para ajudar o Tadej o máximo que eu conseguir”.
“Farei o Tour de France (05.07) e a Vuelta a España (23.08), antes disso farei o Tour de Romandie (29.04) e o Tour de Suisse (15.06), onde terei como objetivo a vitória”.

O reconhecimento a Rui Costa (EF Education-EasyPost)
Ao abordar o seu crescente status como o principal ciclista português, João Almeida demonstrou humildade e respeito pelos seus compatriotas.
“Estou feliz com isso, mas é sempre um pouco relativo. Rui Costa não é um corredor de Grand Tour, ele é um corredor de Clássicas, de corridas de uma semana, do Tour da Suíça, que ele venceu várias vezes. Rui já foi campeão do mundo (2013, ed.)”.
“Quem diz Rui, diz outros ciclistas portugueses. Pessoalmente, sinto-me muito bem e trouxe coisas boas para Portugal, e espero trazer ainda mais.”

Principal objetivo “vencer um Grand Tour”
Para finalizar João Almeida respondeu sobre qual o seu grande objetivo como ciclista profissional e João foi claro: “vencer um Grand Tour, qualquer um”.
Acho errado “traduzirem” Português de Portugal para Português do Brasil. Em Portugal nunca se faria o contrário.