Remco Evenepoel vence Brabantse Pijl, António Morgado 3º em resultado histórico, confira os resultados e a chegada
No regresso às competições, Remco Evenepoel (Soudal-Quick Step) brilhou com uma sólida vitória na Brabantse Pijl, nesta sexta-feira.
Em um duelo emocionante contra Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), o belga confirmou sua boa forma, enquanto o português António Morgado (UAE Emirates-XRG) conquistou um histórico 3º lugar, alcançando o melhor resultado de sempre para Portugal na clássica belga.

A fuga do dia
Tuur Dens (Flanders-Baloise), Jens Reynders (Wagner-Bazin WB), Joren Bloem ( Unibet Tietema Rockets ), Adne Holter (Uno-X), Iúri Leitao (Caja Rural-Seguros RGA) e Antonio Soto (Equipo Kern Pharma) protagonizaram a fuga do dia após um ataque logo após a largada.

Com o ritmo do pelotão controlado, os escapados conseguiram se manter à frente durante boa parte da prova, mas a tensão aumentava à medida que os favoritos se aproximavam do momento decisivo.
Van Aert e Evenepoel agitam a corrida
A cerca de 50 km do fim, Remco Evenepoel atacou na subida do Holstheide, provocando a quebra da fuga. Apenas um seleto grupo conseguiu segui-lo.
Wout van Aert foi o único capaz de acompanhar o forte ritmo do compatriota, enquanto Joseph Blackmore (Israel-Premier Tech) fez um esforço impressionante para juntar-se aos líderes.

O grupo perseguidor, que contava com nomes como Tom Pidcock, Jonathan Narváez, Tiesj Benoot e Tibor Del Grosso, não conseguiu encontrar entrosamento, o que permitiu que o trio na frente abrisse cerca de 30 segundos de vantagem.
A Alpecin-Deceuninck, trabalhando para Del Grosso, assumiu a responsabilidade pela perseguição na penúltima volta, mas o ritmo dos líderes se manteve imbatível.
Duelo final entre gigantes belgas
Na volta decisiva, Evenepoel percebeu a aproximação do pelotão e lançou mais um ataque na Hertstraat. Dessa vez, deixou Blackmore para trás, levando apenas Van Aert consigo. A dupla belga seguiu unida até os quilômetros finais, enquanto o pelotão absorvia o restante dos perseguidores.

Wout van Aert tenta ataque
Wout van Aert tentou forçar o ritmo a 2km quilômetros da chegada, mas demonstrava desgaste. Nos metros finais, Evenepoel atacou primeiro e, apesar de Van Aert colar em sua roda, não teve forças para superá-lo na linha de chegada.
A vitória ficou com o ciclista da Soudal-Quick Step, marcando seu retorno ao pelotão com estilo, dando uma pequena mostra do que está por vir, no próximo domingo, quando ele enfrentará Tadej Pogacar na Amstel Gold Race.

António Morgado garante pódio histórico
Na disputa pelo terceiro lugar, António Morgado mostrou força ao vencer o sprint do pelotão. O jovem português garantiu um lugar no pódio, superando nomes experientes e conquistando um resultado inédito para o ciclismo lusitano na clássica belga.

A performance de Morgado confirmou sua ascensão no cenário internacional, enquanto Evenepoel mostrou que segue sendo um dos grandes nomes do ciclismo mundial. Para Van Aert, restou mais uma amarga decepção na primavera flamenga.
Assista a chegada
Remco Evenepoel qui tape Wout Van Aert dans un sprint à 2 non c'est fort de la part de Remco mais Wout ça m'attriste #DBP25 pic.twitter.com/Ysw1qTFRK8
— Cycling Legend (@CyclingLegend_) April 18, 2025
Resultados da Brabantse Pijl 2025





