Lenda do ciclismo reage fortemente às acusações contra Tadej Pogacar “Por que são sempre os franceses?”; assista o vídeo
O lendário ciclista francês Bernard Hinault expressou veemente discordância com as recentes declarações de Jean-René Bernaudeau, gerente da equipe TotalEnergies.
Em entrevista à rádio RMC Sport, Bernaudeau sugeriu que o campeão mundial Tadej Pogacar deveria divulgar publicamente seus dados de desempenho, como forma de oferecer “garantias” ao público de que não está utilizando métodos ilícitos.
A reação de Hinault foi explosiva, afirmando que tais declarações estão “arruinando” o ciclismo.

“Eu gostaria de pedir que ele publicasse seus números, suas potências…”
Na entrevista em questão, Bernaudeau fez questão de ressaltar que não possui dúvidas sobre a integridade de Pogacar. “Mas eu gostaria de pedir que ele publicasse seus números, suas potências… tudo o que ele faz”, declarou o dirigente francês.
Ele justificou seu pedido com o histórico de escândalos que assombraram o ciclismo. “Afinal, sempre há suspeitas. Já vivemos o caso Festina. O ciclismo não pode se dar ao luxo de um escândalo semelhante novamente”.

“Por que são sempre os franceses que semeiam a dúvida?”
A sugestão de Bernaudeau foi duramente criticada por Hinault, que a considerou “terrível”. “Eles precisam parar, estão arruinando o nosso esporte. Eles poderiam ficar quietos de vez em quando”, disparou o 5x campeão do Tour de France.
Hinault também direcionou suas críticas ao público ciclista francês em geral, questionando a origem constante das dúvidas. “Por que são sempre os franceses que semeiam a dúvida? Estranho, não é? Nunca são as equipes espanholas, italianas ou belgas. Nós é que reclamamos, eu acho. Porque não ganhamos, são os outros que trapaceiam.”

“Quando Alaphilippe venceu as Clássicas havia alguma dúvida?”
Visivelmente emocionado, o pentacampeão do Tour de France relembrou o tratamento dado aos ciclistas franceses vitoriosos. “O que diríamos se ele fosse francês? Quando Alaphilippe venceu as Clássicas e o Campeonato Mundial, alguém disse que havia alguma dúvida? Não. Parte-me o coração ouvir isso repetidamente”, lamentou Hinault.

Ele reiterou sua admiração por Pogacar. “Eu costumava ficar sentado em frente à televisão nos últimos dez minutos ou nos últimos dez quilômetros, porque sabia que nada aconteceria até lá”.
Hinault finalizou expressando seu entusiasmo com a atual dinâmica do ciclismo. “O fato de haver uma batalha tão grande entre os campeões agora me fascina. Você pensa: será que esses idiotas vão começar a se atacar? E começam mesmo”.
Assista o vídeo
⚡️ "Parce qu'on ne gagne pas, les autres trichent. Il faut qu'ils arrêtent ! Il pourraient fermer leur g***** de temps en temps !"
— Les Grandes Gueules du Sport – RMC (@GGsportRMC) April 19, 2025
Le coup de gueule d'Hinault sur les accusations de dopage des coureurs étrangers. pic.twitter.com/9b4JkLHZrN