Ex-ciclistas do WorldTour traçam vitória de Remco Evenepoel neste domingo “eu o colocaria ao lado de Tadej Pogacar”
A espetacular vitória de Remco Evenepoel na Brabantse Pijl não apenas coroou seu retorno às competições, mas também o catapultou para o centro das atenções como um sério candidato à vitória na prestigiada Amstel Gold Race.
Há poucos dias, Tadej Pogacar era amplamente considerado o único grande favorito para a clássica holandesa do WorldTour. No entanto, a demonstração de força e determinação do jovem belga pode ter mudado este panorama.
“Eu o colocaria ao lado de Tadej Pogacar”
A magnitude da performance de Evenepoel ecoou no mundo do ciclismo, gerando debates e análises entusiasmadas. Os ex-ciclistas e comentaristas holandeses Laurens Ten Dam e Thomas Dekker, durante o podcast “Live Slow Ride Fast”, não hesitaram em colocar Evenepoel no mesmo patamar do atual campeão mundial, Tadej Pogacar.

Dekker expressou sua convicção: “Eu definitivamente o colocaria ao lado de Pogacar”, mesmo considerando que esta foi a primeira corrida de Evenepoel após um período de afastamento.
Dekker relembrou o grave acidente sofrido por Evenepoel durante um treinamento em dezembro, que o manteve afastado das competições por meses.
“E então você volta, faz um retorno tão grande… Ele aparece rápido, assume o controle como se fosse a última vez, ele corre como um leão. Para o ciclismo e contra Pogacar neste domingo, isso é maravilhoso.”

Diferença de 20% a favor de Remco Evenepoel
Laurens ten Dam compartilhou o entusiasmo de Dekker, destacando o espírito de luta demonstrado pelo bicampeão olímpico. “Ele também não desiste, não é? Você também pode pensar: bem, Wout está melhor, mas ele continua acelerando e, naquela hora, ele destruiu Van Aert”.
Ten Dam também analisou o momento crucial em que Evenepoel e Van Aert se mantiveram lado a lado, atribuindo a vantagem a fatores aerodinâmicos.
“Van Aert foi simplesmente empurrado lentamente até a morte, porque ele tinha menos vantagem de vácuo na roda do Remco”. “Isso realmente faz uma diferença de 20%”, confirma Dekker. Wout van Aert possui 1,90m, Evenepoel 1,71m, já Tadej Pogacar é somente 5 centímetros mais alto que Evenepoel medindo 1,76m.

Caminho da vitória para Remco Evenepoel
Laurens ten Dam, com sua vasta experiência no ciclismo profissional, vai ainda mais longe, considerando Evenepoel o principal favorito para a Amstel Gold Race. Ele elaborou um cenário fictício para ilustrar uma possível vitória de Remco Evenepoel.
“Suponha que Tadej puxe Remco na Keutenberg (30km para a chegada). Então Remco ataca. Aquele planalto lá em cima é bem reto e plano por um longo tempo, e então Remco poderá acelerar”.
O confronto entre o talento do belga e a consistência do esloveno promete ser um dos grandes destaques desta temporada de clássicas, que após a Amstel Gold Race, terá um novo capítulo na Flèche Wallonne, na próxima quarta-feira.