Giulio Ciccone recebe multa ao comemorar vitória na 1ª etapa do Tour of the Alps, assista o vídeo
O italiano Giulio Ciccone (Lidl-Trek), foi penalizado pela UCI após cruzar a linha de chegada da 1ª etapa do Tour of the Alps, nesta segunda-feira. O ciclista repetiu um gesto, que há anos utiliza para comemorar suas vitórias, jogar seus óculos de sol para os fãs ao cruzar a linha de chegada.
UCI aplica sanção por descumprimento das regras
Segundo o relatório do júri da competição, Ciccone foi multado em 250 francos suíços e perdeu 15 pontos no ranking da UCI.
O motivo, conforme apontado pelos comissários, foi “jogar fora, descuidadamente, um objeto (óculos de sol) na chegada”, o que configura violação da regra UCI 2.12.007/8.3. Esta é a primeira vez que essa infração é registrada contra o ciclista italiano.

Multa de 500 francos suíços se gesto se repetir
Embora o regulamento permita também a aplicação de um cartão amarelo, Ciccone escapou dessa advertência na primeira infração.
No entanto, a reincidência poderá acarretar consequências mais severas: desclassificação da prova ou aplicação de cartão amarelo, além de multa de 500 francos suíços e perda de 30 pontos no ranking.
Um gesto de comemoração que pode sair caro
O ato de jogar os óculos tornou-se característico nas vitórias de Ciccone, como nas etapas do Giro d’Italia em 2019 e 2022, além do Tour de Valência em 2023.
Após aquela última vitória, o ciclista afirmou que não pretendia mudar sua maneira de comemorar. Resta saber se, diante das penalidades recentes, essa convicção permanecerá.

Assista a chegada e o gesto de Giulio Ciccone
Giulio Ciccone wins the first stage of Tour of the Alps! Gall 2nd and Seixas 3rd! #ToTAhttps://t.co/5UnkA28E8f pic.twitter.com/1Zuax6EwCZ
— Eemeli (@LosBrolin) April 21, 2025