A equipe australiana do Campeonato Mundial teve um golpe tardio em suas esperanças de conquistar a cobiçada camisa do arco-íris, já que o velocista Caleb Ewan decidiu se retirar, alegando falta de forma como motivo. Essa decisão inesperada certamente afetará o desempenho da equipe, e os fãs ficarão desapontados por não poderem ver Ewan competindo na competição. O ciclista era considerado uma peça-chave para as aspirações do time australiano, e sua ausência certamente será sentida durante o campeonato.
“Depois de discussões entre Caleb e a gestão da equipe, Caleb decidiu que não poderia estar em seu melhor neste Campeonato Mundial e, portanto, retirou-se da equipe”, disse o diretor esportivo australiano Mathew Hayman em um comunicado divulgado pela AusCycling nesta Sexta-feira. “Embora quiséssemos que ele fizesse parte da equipe, respeitamos e apoiamos totalmente sua decisão. Com os nossos oito pilotos, temos uma equipe completa que pode apoiar as nossas grandes ambições neste Campeonato Mundial.”
Este golpe ocorre apenas alguns dias depois que o companheiro de primeira escolha do time australiano, Robert Stannard , foi provisoriamente suspenso por dois supostos casos de doping de 2018 e 2019. A dupla da DSM-Firmenich, Matthew Dinham e Alex Edmondson são os atletas convocados como substitutos para a equipe.