Tadej Pogacar confirmou mais uma vez sua supremacia ao vencer a Liège-Bastogne-Liège pela 3ª vez na carreira. Com grande expectativa para um duelo com Remco Evenepoel, o esloveno brilhou enquanto o belga teve um dia para esquecer.
Após um ataque devastador na La Redoute, Pogacar partiu sozinho para uma vitória monumental. Giulio Ciccone (Lidl-Trek) finalizou na 2ª posição, com Ben Healy (EF Education-Easypost) completando o pódio na 3ª posição.

Percurso da Liège-Bastogne-Liège 2025
A Liège-Bastogne-Liège 2025 manteve a essência das edições anteriores, partindo da Place Saint Lambert, em Liège, e seguindo em direção à província de Luxemburgo, para o percurso de 252 km totais, com 4.365 metros de desnível acumulado.
No percurso, o pelotão enfrentou as 11 subidas da prova, tendo a lendária Côte de la Redoute (1,6 km a 9,4%), a 34 km da chegada, como o ponto icônico da prova.

Doze ciclistas na fuga do dia
Após múltiplos ataques logo após a largada, uma grande fuga com 12 ciclistas protagonizou o início da competição, chegando a abrir uma vantagem de cerca de 2min 45seg sobre o pelotão.
Hannes Wilksch (Tudor), Mathis Le Berre (Arkéa-B&B Hotels), Jack Haig (Bahrain-Victorious), Stan Van Tricht (Alpecin-Deceuninck), Sakarias Koller Løland (Uno-X Mobility), Eduardo Sepúlveda (Lotto), Kamiel Bonneu (Intermarché-Wanty), Rayan Boulahoite e Valentin Retailleau (TotalEnergies), Ceriel Desal, Johan Meens e Henri-François Renard-Haquin (Wagner Bazin WB) trabalhavam forte buscando surpreender o pelotão.

INEOS tenta surpreender o pelotão
Com 130km para a chegada Bob Jungels e Tobias Foss tentam surpreender o pelotão. A dupla da INEOS Grenadiers ataca e sai em busca da fuga, que neste momento está com 2min 30seg de vantagem sobre o principal grupo da competição.

UAE Emirates assume comando do pelotão
Com 82 km para a chegada a aventura dos ciclistas da INEOS chega ao fim, após uma forte aceleração da UAE Emirates no pelotão. O fiel escudeiro de Tadej Pogacar, Domen Novak é o primeiro ciclista da equipe a acelerar forte na cabeça do pelotão.

Fuga inicial perde integrantes
Com 75km para a chegada, a fuga inicial já perdeu diversos dos seus integrantes e a vantagem está em cerca de 1 minuto. A neutralização passou a ser uma questão de tempo.

Fuga neutralizada com Lidl-Trek comandando o pelotão
Com 60km para o final a fuga foi neutralizada. Neste momento, uma luta pelo comando do pelotão acontece entre a Lidl-Trek e a UAE Emirates, com a equipe de Mattias Skjelmose assumindo momentaneamente as ações.

Côte de la Redoute se aproxima e UAE Emirates acelera
Com 47km para a chegada surge a Côte de Desnié (1,6 km a 8,1%), última ascensão antes da icônica La Redoute. Neste momento, a UAE Emirates acelera forte, assume o controle da corrida e Tadej Pogacar surge pela primeira vez entre os primeiros ciclistas do pelotão.

Tadej Pogacar faz ataque fulminante no Côte de La Redoute
E as previsões se confirmaram no Côte de La Redoute. Quando a montanha se apresentou a 34 quilômetros para a chegada, a UAE Emirates imprimia um forte ritmo. Tadej Pogacar confirmou as previsões e realizou um forte ataque.
🚀 @TamauPogi part en solo dans la côte de la Redoute !
— Liège-Bastogne-Liège (@LiegeBastogneL) April 27, 2025
🚀 @TamauPogi goes solo on the côte de la Redoute ! pic.twitter.com/JCauzzcyba
Com o ataque o pelotão ficou fragmentado. Inicialmente Tom Pidcock e Ben Healy tentaram acompanhá-lo, no entanto a vantagem do esloveno aumentava quanto mais ele se aproximava da chegada. Logo em seguida, Julian Alaphilippe, Mauro Schmid e Giulio Ciccone uniram-se à dupla de perseguidores e um quinteto de perseguidores foi formado.

Remco Evenepoel decepciona
No início da subida do Roche-aux-Faucons (13km para o final), Remco Evenepoel deu adeus à classificação geral, ao ficar para trás no pelotão.

Tadej Pogacar acelera e vantagem aumenta
Enquanto isso, Tadej Pogacar continua seu voo solo em direção a uma vitória cada vez mais provável. Com 10km para a chegada a vantagem de Pogacar sobre os perseguidores é de cerca de 1min 30 seg.

Com grande estilo, Pogacar superou a Côte de la Roche-aux-Faucons e manteve o ritmo nos quilômetros planos que o separavam da chegada no Quai des Ardennes, em Liège.
Aos 26 anos, Pogaar igualou o feito de Costante Girardengo, Fausto Coppi e Sean Kelly com nove monumentos conquistados e escreve mais um capítulo entre os maiores ciclistas da história.

Após a vitória de Pogacar, a atenção se voltou para a disputa pelas restantes posições do pódio. Giulio Ciccone e Ben Healy, que haviam se destacado na Côte de la Roche-aux-Faucons, conseguiram se desvencilhar de um numeroso grupo de perseguidores na parte final da corrida, garantindo a luta pelo segundo e terceiro lugares.
Em um sprint final, Ciccone demonstrou superioridade, conquistando a segunda colocação, seguido por Healy em terceiro.

Assista a chegada
𝙐𝙣𝙖 𝙙𝙚 𝙡𝙖𝙨 𝙢𝙚𝙟𝙤𝙧𝙚𝙨 𝙥𝙧𝙞𝙢𝙖𝙫𝙚𝙧𝙖𝙨 𝙙𝙚 𝙡𝙖 𝙝𝙞𝙨𝙩𝙤𝙧𝙞𝙖
— Teledeporte (@teledeporte) April 27, 2025
Cuatro podiums en Monumentos
Victoria en el Tour de Flandes y Lieja-Bastoña-Lieja
Su nombre es Tadej Pogacar y lleva ya nueve monumentos en su carrera, a 10 del histórico registro de Merckx. pic.twitter.com/Z2Y9wEKvF2
Resultados da Liège-Bastogne-Liège 2025





