Tour de Romandie: Jay Vine vence 3ª etapa, João Almeida sobe no GC com 3º lugar, confira os resultados e a chegada
O australiano Jay Vine, da UAE Emirates-XGR, conquistou uma vitória impressionante na 3ª etapa do Tour de Romandie. Em um final com subida ligeiramente íngreme, o ciclista superou os concorrentes diretos com um ataque certeiro nos metros finais.
Lenny Martinez (Bahrain Victorious) ficou com a 2º posição, enquanto o companheiro de equipe de Vine, João Almeida, completou o pódio na 3º colocação. O português subiu uma posição no GC e passou a ocupar a 7ª colocação geral.
Alex Baudin (EF Education EasyPost) finalizou junto ao pelotão e mantém a camisa amarela antes das etapas decisivas do final de semana.
A 3ª etapa do Tour de Romandie
A etapa desta sexta-feira apresentava a última oportunidade aos sprinters na competição antes das grandes montanhas no sábado e o contrarrelógio de domingo.
Com largada e chegada em Cossonay após 183 km, o percurso apresentava um sobe e desce constante, porém sem montanhas que pudessem selecionar o pelotão. A expectativa estava no final da etapa, que incluía uma subida de 2,2 km a 5,8%, capaz de eliminar os sprinters puros.

Quatro ciclistas na fuga do dia
Tobias Bayer (Alpecin-Deceuninck), Huub Artz (Intermarché-Wanty), Bauke Mollema (Lidl-Trek) e Stefan Kung (Groupama-FDJ) atacaram logo após a largada e conseguiram uma vantagem superior a 6 minutos sobre o pelotão.

À medida que a etapa avançava, o pelotão começou a reduzir a diferença. Restando apenas 3 minutos de vantagem quando os líderes chegaram ao Col de Mollendruz, Stefan Küng resolveu agir e acelerou. A ação surpreendeu os dois ciclistas holandeses, que não conseguiram responder de imediato.
Küng resiste e o pelotão alcança os escapados
No topo da subida, nem mesmo Artz conseguiu acompanhar Küng, que seguiu sozinho tentando manter a liderança. Apesar de seus esforços, a vantagem caiu rapidamente diante da perseguição intensa do pelotão, liderada pelas equipes Picnic PostNL e Visma-Lease a Bike.

Fuga neutralizada com 11 km para a chegada
Com cerca de 11 km para a chegada, Stefan Kung, o último remanescente da fuga foi alcançado e o pelotão passou a disputar cada espaço da estrada em busca do melhor posicionamento para o sprint final em Cossonay.

Pelotão acelera forte
Com o grupo principal reduzido e a velocidade elevada, a subida final foi marcada por movimentações importantes. A Picnic PostNL e a INEOS Grenadiers mantiveram o ritmo elevado, com a Soudal Quick-Step dando sequência ao esforço na base da escalada.
Remco Evenepoel e o favorito Matthew Brennan estavam bem posicionados, mesmo quando o grupo enfrentava dificuldades.

Ataque fulminante de Jay Vine
Foi então que, restando menos de um quilômetro para o fim, Jay Vine fez seu ataque fulminante. Naquele momento decisivo, Evenepoel e os demais favoritos hesitaram.

Sem olhar para trás, Vine acelerou até o final e garantiu uma vitória surpreendente. Poucos segundos depois, Lenny Martinez bateu o grupo de perseguidores entre os demais favoritos para conquistar a segunda colocação, com João Almeida finalizando na 3ª posição.

João Almeida sobe no GC
Com o resultado, João Almeida recebeu 4 segundos de bonificação, subindo uma posição na Classificação Geral. Assim, o português passou a ocupar a 7ª posição, ultrapassando seu principal rival Remco Evenepoel, que caiu 3 posições.
Assista a chegada
Jay Vine, la tercera etapa de #TDR2025, otra más para @TeamEmiratesUAE Imparables los de @Matxin_ . Atacó a 1km de meta y se impuso en solitario, ligeramente por delante de Martínez y Almeida, que dieron tiempo al grupo de favoritos. pic.twitter.com/d4SbBYOgiw
— Streams de Ciclismo (@CicloStreams) May 2, 2025
Resultados da 3ª etapa do Tour de Romandie


Classificação Geral do Tour de Romandie 2025







