La Vuelta Femenina: Femke Gerritse bate Mariane Vos no sprint e assume liderança geral, confira os resultados e a chegada
Femke Gerritse (SD Worx-Protime) conquistou a vitória na 3ª etapa da La Vuelta Femenina 2025. Após um sprint intenso em Huesca, ela superou ninguém menos que Marianne Vos (Visma-Lease a Bike), conquistando não só a etapa como também assumindo a camisa vermelha de líder da Classificação Geral, que estava com Letizia Paternoster (Liv AlUla Jayco).

Etapa marcada por terreno aberto e ameaça de fortes ventos
Após um longo deslocamento de 200 km rumo ao noroeste, o pelotão encarou uma etapa de 132km com largada em Barbastro, desenhada para sprinters, embora como sempre na Vuelta, os fortes ventos estivessem à espreita.
A fase decisiva começou a cerca de 80 km da linha de chegada, com os últimos 3 km disputados nas ruas estreitas e técnicas de Huesca.
Fuga animada e pelotão atento ao vento
Cinco ciclistas animaram o início da etapa com uma fuga: Maaike Coljé (Arkéa-B&B Hotels), Marion Borras (Cofidis), Magdalene Lind (Team Coop-Repsol), Marina Garau (BePink) e Ariana Gilabert (Eneicat-CMTeam). A alemã Lea Lin Teutenberg tentou alcançar o grupo, mas acabou neutralizada pelo pelotão após uma longa perseguição solitária.

O quinteto chegou a abrir cerca de três minutos, mas o pelotão, liderado por equipes com interesse no sprint, controlou bem a situação. A fuga foi completamente neutralizada pouco antes do sprint intermediário em Tramaced, a 30 km do final, vencido por Femke Gerrise.
Ventos e tensão no final, mas decisão no sprint
Logo após o sprint intermediário, o vento causou nova agitação no grupo. As equipes Visma-Lease a Bike e SD Worx-Protime aceleraram o ritmo, causando dificuldades para algumas ciclistas, como Riejanne Markus, Ellen van Dijk, Pauliena Rooijakkers e Shirin van Anrooij, que perderam contato temporariamente com o grupo principal.

Apesar das tentativas de fracionar novamente o pelotão, o grupo principal voltou a se compactar, com cerca de sessenta ciclistas. A SD Worx-Protime ainda tentou nova movimentação, mas a etapa estava encaminhada para um sprint massivo.
Grande queda próximo à chegada
A cerca de 2 km para a chegada, uma queda dividiu o pelotão, mas Gerritse, posicionada à frente, escapou do incidente.

Femke Gerritse bate Mariane Vos no sprint
Com uma excelente preparação feita pela equipe, especialmente por Mischa Bredewold, Gerritse lançou o sprint no momento certo.
Marianne Vos reagiu e chegou a emparelhar, mas não foi suficiente. Gerritse resistiu ao ataque da veterana e cruzou a linha de chegada com autoridade, celebrando sua 3ª vitória na carreira, a 1ª no nível WorldTour, aos 23 anos. Ela já havia vencido o Fenix Omloop van het Hageland no início da temporada.
Com o resultado, Gerritse assumiu também a liderança geral da Vuelta. Vos subiu para a 2ª posição, a 12 segundos, mesma diferença que agora separa Letizia Paternoster, atual 3ª colocada.

Assista a chegada
Resultados da 3ª etapa da La Vuelta Femenina

Classificação Geral da La Vuelta Femenina 2025

