Médico da Soudal Quick-Step atualiza sobre grave lesão de Mikel Landa “acho que ele não estará no Tour de France”
As esperanças de Remco Evenepoel de contar com Mikel Landa como apoio fundamental no Tour de France sofreram um duro golpe.
O experiente escalador basco sofreu uma queda séria na primeira etapa do Giro d’Italia, resultando em uma fratura nas costas que o deixará fora das competições por um longo período.
Fratura torácica obriga Landa a repouso absoluto
Após a queda, Landa foi levado a um hospital em Tirana, capital da Albânia, e posteriormente transferido em um voo médico para Bilbao.
Exames detalhados revelaram uma fratura estável na vértebra torácica Th11. A equipe médica da Soudal Quick-Step informou que, por conta da lesão, o ciclista de 35 anos terá que “permanecer em uma posição deitada estável por um longo tempo”.

Impacto no Tour e incerteza sobre recuperação
Além de frustrar o objetivo pessoal de Landa no Giro, a lesão compromete significativamente sua participação no Tour de France, onde seria peça chave no apoio a Evenepoel. O médico da equipe, Toon Cruyt, explicou a situação clínica: “Será descanso”, declarou antes da 3ª etapa do Giro , ao jornal Het Nieuwsblad.

Tomografia dentro de 3 a 4 semanas
“Faremos uma tomografia em 3 ou 4 semanas para ver se está cicatrizando bem. Está estável, mas precisamos ver se há formação óssea suficiente. Aí ele poderá se mover novamente, mas ainda não na bicicleta.”
Cruyt detalhou ainda os efeitos da queda: “Ele caiu com a região glútea e sofreu a fratura, não é como se algum nervo tivesse sido atingido. Agora, deitado, ele sente dor na região da pélvis”.
“Ele também está usando um espartilho no peito, que vai durar umas 4 semanas. Ele terá que ficar deitado por esse tempo.”

“Acho que ele não estará no Tour de France”
Apesar da gravidade da situação, a equipe médica se mantém otimista quanto à recuperação total de Landa. “Isso vai se recuperar bem”, afirmou Cruyt.
“Não há repercussão neurológica. Essa vértebra ficará um pouco menor, mas isso não é problema. Ele não vai andar torto. Ele também foi bem cuidado. Foi um pouco caótico, mas um médico da organização era albanês e isso ajudou. Na medida do possível, tudo correu bem.”
Mesmo assim, a presença de Landa no Tour de France parece cada vez mais improvável. “Agora, Mikel provavelmente está fora do Tour de France. Nunca se sabe, claro, mas normalmente sim”.
“Quanto tempo demorará, 8 ou 9 semanas? Se ele conseguir pedalar até lá… Então, ele não estará em forma o suficiente. Então, acho que ele não estará lá”, finalizou Cruyt.
