Wou van Aert fala sofre fraco desempenho na 3ª etapa do Giro “mudei de ideia e escolhi sobreviver hoje”
Antes do início da 3ª etapa do Giro d’Italia, Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) ainda não havia decidido se brigaria pela vitória do dia. Após o desempenho decepcionante no contrarrelógio no sábado, o belga preferiu não fazer declarações precipitadas sobre seus planos.
E pelo seu desempenho, isso mostrou-se uma decisão acertada: faltando 45 km para o fim da etapa, Van Aert perdeu contato com o pelotão, finalizando a etapa na 142ª posição, 15min 39seg após Mads Pedersen.
“Mudei de ideia e escolhi sobreviver hoje”
Van Aert detalhou o momento em que percebeu que não teria forças para acompanhar os melhores. “Eu tive dificuldades antes, mas naquela subida, e até antes, senti que aquele não seria o meu dia. Depois disso, peguei mais leve”, afirmou o belga, na entrevista coletiva após a prova, visivelmente desapontado.
A etapa demorou a se definir, com pouca movimentação no início. Van Aert comentou sobre o ritmo mais contido da prova: “A corrida foi mais controlada do que eu esperava, mas, como era uma estrada costeira, era muito importante estar na frente.”
Ainda assim, ele escolheu preservar suas forças. “Não me preocupei muito com isso, porque sentia que não estava no lugar certo. Então, simplesmente mudei de ideia e escolhi sobreviver hoje.”

“A primeira etapa foi melhor que o esperado, depois a lógica foi respeitada”
Apesar da frustração recente, Van Aert não deixa de olhar com certa positividade para o início do Giro. Avaliando as três primeiras etapas, ele reconhece um começo promissor seguido pela lógica das disputas. “A primeira etapa (quando Van Aert ficou em 2º) foi melhor do que eu esperava, depois disso a lógica foi respeitada. Ainda preciso ser paciente.”

Pausa necessária para recuperar energias
Agora, com o primeiro dia de descanso no horizonte, nesta segunda-feira, Van Aert pretende usar o momento para se recuperar física e mentalmente. “Eu realmente preciso desse dia de descanso, estou saudável, então é importante melhorar passo a passo”, finalizou Wout van Aert.