Diretor da UAE Emirates satisfeito com Juan Ayuso no Giro d’Italia “ele foi um pouco influenciado por aquele acidente”
O Giro d’Italia ainda está em sua 3ª etapa, mas as primeiras diferenças na classificação geral já começaram a aparecer.
Juan Ayuso, o grande capitão da UAE Team Emirates-XRG para o título, perdeu 16 segundos para Primoz Roglic no contrarrelógio de abertura. Apesar disso, o clima na equipe permanece positivo.
“Roglic colocou todo seu esforço exclusivamente para o Giro”
O diretor esportivo da equipe, Fabio Baldato, não demonstrou preocupação com o desempenho inicial de Roglič nem com o pequeno atraso de Ayuso na luta pelo GC. Para ele, tudo está dentro do esperado, especialmente considerando os diferentes caminhos de preparação dos dois ciclistas.
Em um contrarrelógio de apenas 13,7 km, Baldato reconheceu: “16 segundos é uma lacuna”, declarou ao Cyclingnews antes da 3ª etapa.
“Mas se todos nós olharmos para o programa dele (Roglic) e o nosso, Juan já venceu a Tirreno-Adriatico, depois correu a Volta a Catalunya em março e teve pouco de tempo de recuperação, Roglic colocou todo seu esforço e preparação exclusivamente para o Giro e ele está pronto para isso.”

“Se houver uma divisão, você pode perder 30 ou 40 segundos”
Para Baldato, ainda há muito pela frente na corrida: “O Giro tem três semanas de duração e, no final das contas, são 16 segundos. Se houver uma divisão em um dia no final de qualquer etapa, você pode perder 30 ou 40 segundos. Então, estamos satisfeitos com o nosso cronograma. Não é um problema.”
Baldato também avaliou os desempenhos individuais na etapa de contrarrelógio, considerando que os resultados foram “mais ou menos o que esperávamos.”

“Juan Ayuso foi um pouco influenciado por aquele acidente”
Ele lembrou que a primeira etapa foi complicada: “Alguns ciclistas sofreram na 1ª etapa, porque não foi fácil com as quedas. Ok, Jay”, afirmou Baldato, referindo-se a Jay Vine, que sofreu uma queda forte.
Sobre Ayuso, Baldato admitiu que o espanhol poderia ter rendido mais: “Ayuso talvez esperasse um TT melhor, mas ele foi um pouco influenciado por aquele acidente (na 1ª etapa) e você perde a confiança em estradas que não são seguras e muito escorregadias. Não é a mesma coisa. E é melhor prevenir do que remediar.”

Isaac del Toro surpreende em seu primeiro contrarrelógio no Giro
Por fim, Baldato destacou a performance promissora do jovem mexicano Isaac del Toro, de apenas 21 anos, que terminou em 12º lugar em seu primeiro contrarrelógio de Giro d’Italia, somente 1 segundo após seu capitão Juan Ayuso.
Considerado uma “arma não tão secreta” da equipe, Del Toro está correndo sem pressão, mas com potencial de apoio fundamental.
“Os outros dois [Adam Yates e Ayuso] são os líderes e ele está correndo sem pressão”, explicou Baldato. “Mas se precisarmos que ele esteja lá para dar apoio aos outros, espero que ele possa estar”, finalizou o diretor esportivo.
