Ciclista top 5 na 4ª etapa do Giro é multado e rebaixado na classificação da etapa, equipe contesta “consideramos lamentável”; assista o vídeo
O sprinter alemão Max Kanter (XDS Astana), havia conquistado uma sólida 5ª colocação na 4ª etapa do Giro d’Italia 2025, cruzando a linha de chegada logo atrás do Maglia Rosa, Mads Pedersen (Lidl-Trek).
No entanto, a comemoração durou pouco: após o término da prova, o júri da corrida analisou as imagens e decidiu rebaixar Kanter para a última posição do pelotão.
Multa e rebaixamento na classificação da etapa
Segundo a decisão oficial, Kanter teria se envolvido em uma disputa com Mads Pedersen nos metros finais e aplicado um empurrão de ombro no ciclista dinamarquês.
Com isso, foi penalizado com o rebaixamento a 103ª colocação da etapa, uma multa de 500 francos suíços, a perda de 13 pontos no ranking da UCI e ainda recebeu um cartão amarelo por conduta antidesportiva.

XDS Astana contesta decisão do júri
A XDS Astana rapidamente se manifestou contrária à penalização aplicada ao seu ciclista. “Consideramos esta decisão muito lamentável”, afirmou o diretor esportivo Alexandr Shefer.
“Na nossa opinião, o Max correu em segurança e em linha com as ações dos outros ciclistas do pelotão. O rebaixamento e o cartão amarelo são definitivamente excessivos.”