Juan Ayuso descreve primeira vitória no Giro d’Italia, “eu sabia que só poderia fazer um ataque”; assista o vídeo
Juan Ayuso (UAE Emirates-XRG) está participando de seu quarto Grand Tours, mas ainda não havia conseguido vencer nenhuma etapa.
Até esta sexta-feira, quando ele atacou forte nos metros finais da primeira etapa de montanha do Giro d’Italia e venceu seus concorrentes diretos, sem deixar dúvidas quanto a sua capacidade.
“Finalmente consegui, no meu primeiro Giro d’Italia”
A conquista foi celebrada com entusiasmo por Ayuso, que disputou anteriormente duas Vueltas a España e um Tour de France sem vitórias de etapa.
“É meu quarto Grand Tour e nas duas Vueltas que participei já cheguei perto. Mas agora finalmente consegui, no meu primeiro Giro d’Italia. Isso é muito especial e algo que estará sempre na minha memória”, declarou ele, ainda emocionado após a linha de chegada”.

“Eu sabia que só poderia fazer um ataque”
Juan Ayuso foi cirúrgico em sua abordagem na subida final, esperando o momento certo para lançar seu ataque fulminante. Seu companheiro de equipe, o mexicano Isaac del Toro, terminou em 2º lugar, completando a dobradinha da UAE Team Emirates.
“Eu sabia que só poderia fazer um ataque. Em um final explosivo como esse, você não pode tentar duas ou três vezes, porque você só tem uma bala para realmente atirar”, confessou Ayuso.
“Deixei os outros fazerem os primeiros ataques e então fui com tudo até o final”, complementou o espanhol.

Reação após perda de tempo no contrarrelógio
Além da vitória, Ayuso também valorizou a recuperação do tempo perdido no contrarrelógio da segunda etapa. “Este é um passo importante. Não só a vitória, mas principalmente a boa sensação depois do tempo que perdi no contrarrelógio”.
“Isso dá muita confiança para as próximas etapas. Eu me senti bem e sabia disso, então é bom que tenha acontecido dessa forma”, afirmou.

“Espero chegar ao dia de descanso em uma boa posição”
Ayuso vestirá neste sábado a camisa de melhor jovem da competição e já tem em mente o que deseja nas próximas etapas. “Queremos passar pela etapa de sábado e depois pela etapa até Siena, que será muito importante para todos os candidatos à classificação geral”.
“Espero chegar ao dia de descanso em uma boa posição na frente da Classificação Geral”, finalizou o espanhol, demonstrando foco e ambição.