Giro d’Italia: Luke Plapp vence 8ª etapa e Diego Ulissi assume a Maglia Rosa, confira os resultados e a chegada
Luke Plapp (Jayco AlUla) venceu a 8ª etapa do Giro d’Italia após atacar o pequeno grupo reduzido da fuga inicial, com 45 km para a chegada e triunfar após o voo solo. Wilco Kelderman (Visma-Lease a Bike) finalizou na 2ª posição ao bater Diego Ulissi (XDS Astana) na chegada.
Com o resultado, Diego Ulissi assume a liderança da Classificação Geral do Giro d’Italia 2025, algo que não acontecia com um italiano desde 2021, com Alessandro de Marchi.

Entre o grupo dos favoritos, destaque ainda pelo ataque final de Juan Ayuso (UAE Emirates), que ainda conseguiu recuperar 1 segundo sobre Primoz Roglic (Red Bull Bora).
A etapa
A 8ª etapa do Giro d’Itália prometia registrar a primeira fuga bem-sucedida nesta edição da competição. Com um percurso ondulado de 197 km entre Giulianova e Castelraimondo, a etapa apresentou uma montanha de 1ª categoria no caminho, o Sassotetto (13,1 km a 7,4%).
Após isso, o pelotão continuaria subindo e descendo colinas curtas, porém difíceis, em um terreno perfeito para uma fuga.

Grande fuga na etapa
Após uma série de ataques e contra-ataques, onde Wout van Aert inicialmente foi o mais ativo, um grande grupo com 20 ciclistas abriu a fuga da 8ª etapa do Giro d’Italia.
Jonathan Lastra e Sylvain Moniquet (Cofidis), Nicolas Prodhomme e Andrea Vendrame (Decathlon-AG2R), Mikkel Honoré e Georg Steinhauser (EF Education-EasyPost), Rémy Rochas (Groupama-FDJ), Marco Frigo (Israel-Premier Tech), Davide Formolo (Movistar), Damien Howson (Q36.5), Koen Bouwman e Luke Plapp (Jayco AlUla), Romain Bardet (Picnic-PostNL), Wilco Kelderman e Dylan van Baarle (Visma-Lease a Bike), Igor Arrieta (UAE Emirates-XRG), Diego Ulissi e Lorenzo Fortunato (XDS Astana) fizeram parte do grupo inicial, que logo após assistiu o ingresso de Stefano Oldani (Cofidis) e Mattia Bais (Team Polti VisitMalta).

O grande grupo, apesar da perda de alguns elementos, chegou a atingir uma vantagem máxima superior a 5 min 30 seg, no alto da principal montanha do dia, o Sassotetto, já indicando um provável sucesso do grupo de escapados.

Red Bull Bora-hansgrohe e UAE Emirates dominam pelotão
Enquanto isso, no pelotão, outra disputa acontecia. A Red Bull Bora assumiu o comando, protegendo o Maglia Rosa, Primoz Roglic, com a UAE Emirates postada logo atrás, defendia seu líder Juan Ayuso.

Com o pelotão controlado pela Red Bull-BORA-hansgrohe, defensora da camisa rosa com Primož Roglič, a fuga manteve uma vantagem de cerca de um minuto e meio ao chegar à subida do Valico di Santa Maria Maddalena (13,2 km a 7,2%).
Ali, a seleção começou: Van Baarle impôs ritmo forte, e vários ciclistas perderam contato. Fortunato e Bardet atacaram na descida, sendo depois alcançados por Steinhauser e Vendrame. A liderança da fuga chegou a cinco minutos, colocando Fortunato como líder virtual.

Wilko Kelderman ataca fuga
Com os 4 escapados abrindo caminho, a dupla da Visma tentou neutralizar a vantagem. Kelderman conseguiu se juntar a Frigo e outros, seguido por Van Baarle, reunindo novamente 14 ciclistas na frente. Novos ataques aconteceram, e Kelderman conseguiu escapar com Diego Ulissi.
Pouco depois, na penúltima subida do dia, o Montelago (5,5 km a 7%), Luke Plapp e Igor Arrieta (UAE Emirates-XRG) voltaram à disputa.
Plapp não perdeu tempo: atacou de imediato, cruzou primeiro o topo da subida e abriu vantagem. Arrieta ainda tentou persegui-lo, mas não conseguiu manter o ritmo. Eventualmente, o espanhol foi alcançado novamente por Kelderman e Ulissi.

Vitória incontestável para Luke Plapp
Mesmo com a disputa pela camisa rosa ainda em aberto nos quilômetros finais, Luke Plapp manteve seu ritmo firme. Sua vantagem de mais de um minuto ao iniciar a última subida curta foi suficiente para garantir a vitória com tranquilidade. Aos 24 anos, o australiano celebrou sua primeira vitória em uma Grande Volta, cruzando a meta em Castelraimondo com autoridade.

Atrás dele, Ulissi e Kelderman deixaram Arrieta para trás. No sprint pelo segundo lugar, o holandês levou a melhor sobre o italiano, ganhando 6 segundos de bônus, enquanto Ulissi ficou com 4. No entanto, o que realmente importava era a briga pela Maglia Rosa e Ulissi saiu vencedor nessa disputa.

Ulissi veste rosa e muda liderança geral
Com os bônus acumulados e a vantagem na fuga, Diego Ulissi assumiu a liderança da Classificação Geral, desbancando Primoz Roglic. O italiano da XDS Astana lidera agora com 15 segundos de vantagem sobre o esloveno, que manteve-se discreto durante a etapa. É a primeira vez desde 2021 que um italiano veste a Maglia Rosa, naquela ocasião, Alessandro De Marchi foi o último a conseguir o feito.
O sprint final do pelotão foi vencido por Juan Ayuso, que conseguiu abrir um segundo sobre Roglic, reduzindo ainda mais a diferença entre os dois principais favoritos ao título.

Assista a chegada
Resultados da 8ª etapa do Giro d’Italia







Classificação Geral do Giro d’Italia 2025

O Giro do Ciclismo publicará em breve as Classificações completas de todas as categorias do Giro d’Italia 2025.