Johan Bruyneel critica tática da UAE Emirates: “Toda corrida sem Pogacar parece um caos tático”; assista o vídeo
A UAE Team Emirates-XRG parece viver um grande momento no Giro d’Italia, com o jovem mexicano Isaac Del Toro vestindo a Maglia Rosa, Juan Ayuso em 2º lugar na classificação geral, e os experientes Adam Yates (6º) e Brandon McNulty (7º) também entre os dez primeiros.
Mas, para o ex-ciclista e ex-diretor esportivo de Lance Armstrong, Johan Bruyneel, nem tudo é tão positivo quanto parece. Segundo ele, a equipe tem apresentado sinais de desorganização quando está sem seu principal líder, Tadej Pogacar.
“Toda corrida sem Pogacar parece um caos tático”
Johan Bruyneel não poupou críticas à estratégia da equipe dos Emirados Árabes Unidos, mesmo com os bons resultados aparentes. “Muitos ciclistas talentosos juntos”, afirmou. “Toda corrida sem Pogacar parece um caos tático.”

“Parecia que não havia uma comunicação clara dentro da equipe”
O belga, de 60 anos, indicou que a ausência do esloveno deixa um vácuo de liderança que nem sempre é bem administrado. Em sua análise, a equipe sofre para definir comandos claros durante as etapas.
“Suspeito que Ayuso recebeu a promessa antecipada de que seria o líder. Mas quando você junta muitos ciclistas com ambições, surgem esses tipos de problemas. Ontem (a etapa de domingo, com chegada em Siena), parecia que não havia uma comunicação clara dentro da equipe”, criticou Bruyneel.

“Isaac Del Toro não tem corrente, ele voa…”
Apesar das críticas à condução tática da UAE-XRG, Bruyneel não deixou de reconhecer o talento e a performance de Isaac Del Toro. O mexicano de 20 anos tem impressionado pela regularidade e pela maturidade diante dos desafios de seu 2º Grand Tour.
“Isaac Del Toro é um cara de grande talento. Ele não tem corrente, ele voa…”, disse Bruyneel, em tom de admiração e bom humor.

“Ele tem a camisa agora… talvez fique com ela até Roma”
Questionado se o jovem líder da classificação geral pode chegar com a maglia rosa até Roma, Johan Bruyneel foi cauteloso, mas otimista. “Estou dando a ele o benefício da dúvida por enquanto”, declarou.
“Ele está em ótima forma e eles vão ter que dar um tempo para ele. Del Toro fez o que tinha que fazer. Ele tem a camisa agora… talvez fique com ela até Roma”, finalizou Johan Bruyneel.