Capitão da Groupama FDJ sofre novo revés no Giro d’Italia, diretor fala e abandono não está descartado
O ciclista francês David Gaudu, capitão da Groupama-FDJ, enfrentou mais um dia difícil nesta quarta-feira, durante a 11ª etapa do Giro d’Italia.
Já abalado por quedas e lesões nas etapas anteriores, Gaudu viu suas últimas esperanças de uma boa classificação geral se dissiparem, ao longo de uma etapa frustrante, que lhe tirou qualquer possibilidade de boa colocação na Classificação Geral.
David Gaudu na 45ª posição, a 34min de Isaac del Toro
A participação de Gaudu no Giro já vinha sendo marcada por obstáculos desde o início, em especial pela queda sofrida na 7ª etapa, que resultou em uma lesão na mão.
Mesmo assim, antes da largada da 11ª etapa, o francês ainda ocupava a 26ª colocação na classificação geral, a 7 minutos do Maglia Rosa, Isaac del Toro.

No entanto, tudo desmoronou a mais de 100 km da chegada, aos pés do temido Alpe San Pellegrino. Foi nesse ponto que Gaudu não conseguiu acompanhar o ritmo do pelotão e acabou sendo deixado para trás.
O francês concluiu a etapa em um gruppetto, mais de 27 minutos atrás do vencedor do dia, Richard Carapaz. Com isso, ele caiu para a 45ª posição na geral, agora a 34min 42seg do líder, Isaac Del Toro.

Gaudu em silêncio após a etapa, diretor se pronuncia
Com a classificação geral praticamente fora de alcance, restam dúvidas sobre o que causou tamanha queda de rendimento e se Gaudu ainda poderá buscar uma vitória de etapa na última semana para evitar um completo fracasso.
Sem se pronunciar após a chegada, o francês teve seu silêncio compensado pelas palavras de seu diretor esportivo, Stéphane Goubert, que falou ao Eurosport, em frente ao ônibus da equipe.
“Ele está obviamente decepcionado. Além do contexto que conhecemos, uma preparação truncada, as consequências da lesão na mão foram um pouco mais significativas do que imaginávamos”.
“Ele está em tratamento com antibióticos, e seu corpo não reagiu bem a tudo isso hoje. Ele tentou entrar na prova, mas quando as subidas chegaram, as más sensações do início se confirmaram. Esses dias existem, e você tem que aceitá-los”, explicou Stéphane Goubert.

Abandono não foi descartado
Diante do quadro físico preocupante de Gaudu, cresce a especulação sobre um possível abandono da competição. Questionado sobre essa possibilidade, Goubert respondeu com cautela:
“Ainda não chegamos lá, precisamos fazer um balanço. Precisamos tomar uma decisão fundamentada e razoável, principalmente com muita calma”, concluiu o diretor.
