Mathieu Van der Poel pode ser beneficiado por mudança na regra

Notícias surpreendentes surgem da Escócia, onde há relatos de que está sendo considerada uma revisão das normas relacionadas à partida nas competições de mountain bike da Copa do Mundo. Essa mudança possível poderia beneficiar diretamente o ciclista Mathieu van der Poel, permitindo-lhe evitar o ponto de partida na última posição. Isso, por sua vez, poderia aumentar consideravelmente suas chances de garantir uma vaga olímpica.

girodociclismo.com.br mathieu van der poel pode ser beneficiado por mudanca na regra image
Mathieu Van der Poel em ação

A organização está em processo de avaliar a possibilidade de implementar as mesmas regras de ordem de largada utilizadas nas Copas do Mundo de mountain bike para a Copa do Mundo. Caso essa medida seja adotada, Mathieu van der Poel poderá ter a chance de largar na quinta linha, em contraste com sua posição atual na décima terceira e última linha.

Essa alteração teria um impacto significativo em sua busca pela qualificação olímpica. Por exemplo, isso colocaria MVDP à frente de seu concorrente direto Gil Ly Gonen, de Israel, e somente três posições atrás do atual 12º colocado no ranking mundial, Martins Blums, da Letônia. Ambos esses ciclistas de mountain bike parecem ser os principais adversários de Van der Poel nesse contexto.

Várias fontes dentro do mundo do mountain bike relataram ao site WielerFlits que de fato há uma mudança nas regras. Nas Copas do Mundo, as três primeiras filas iniciais são preenchidas com os 24 primeiros colocados da competição de Short Track. Na quarta linha estão os oito primeiros do ranking UCI que não chegaram ao top 24 na pista curta por qualquer motivo.

O espaço é reservado na quinta linha para os ciclistas que estão entre os 10 primeiros de outra disciplina de ciclismo e, em seguida, as linhas iniciais são preenchidas novamente com base no Ranking UCI. Van der Poel é o sexto no ranking de estrada e o quinto no ranking de ciclocross, o que significa que ele pode usar essa regra de largada nas Copas do Mundo.

Também há rumores na pista de que a regra se aplicaria a Tom Pidcock, Peter Sagan e o húngaro Blanka Kata Vas. O húngaro é apenas o décimo no ranking do ciclocross. 

Tom Pidcock mtb
Tom Pidcock

No entanto, o campeão olímpico de mountain bike, Pidcock e o tricampeão mundial de estrada Sagan não estão entre os 10 primeiros em nenhuma outra disciplina, tornando questionável se a iminente mudança de regra em questão também funcionará a seu favor. Nenhuma lista de início oficial foi divulgada pela UCI para sábado. Estaremos no aguardo para novas atualizações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.