Jonas Vingegaard perde um de seus principais gregários no Tour de France “ele não estará em forma para o Tour” afirma diretor
A Visma-Lease a Bike não poderá contar com o ciclista francês Christophe Laporte para o Tour de France 2025. O campeão europeu de 2023, ainda se recupera de uma infecção viral que comprometeu toda a sua preparação para a temporada.
A informação foi confirmada por Grischa Niermann, gerente da equipe, em entrevista ao jornal francês L’Équipe.

Diagnóstico de Citomegalovírus
Laporte, que trabalhou tanto para Jonas Vingegaard, como para Wout van Aert no último Tour de France, enfrentou dificuldades desde o começo do ano.
Em fevereiro, já se sabia que ele não estava em condições de iniciar a temporada, e, mesmo após um mês, seu estado de saúde continuava sem grandes avanços.
Na época, não havia confirmação oficial sobre o motivo do afastamento, mas posteriormente foi revelado que o francês havia contraído citomegalovírus.

“Ele não estará em forma para o Tour”
Trata-se de uma infecção que pode provocar sintomas prolongados, como fadiga extrema, e sua recuperação pode se estender por meses.
Esse tem sido justamente o caso do ciclista: “Infelizmente, ele ficou fora por um tempo, já perdeu toda a temporada das Clássicas e não estará em forma para o Tour”, declarou Grischa Niermann ao L’Équipe.

Ausência confirmada na preparação para o Tour de France
A 6 semanas do início do Tour de France (05 a 27.07), a equipe decidiu que Laporte não reunirá condições para disputar a prova. O ciclista sequer participa do Training Camp em Sierra Nevada, organizado pela Visma com foco na preparação para a Grande Boucle.
“Esperamos que ele volte à forma e consiga treinar bem o mais rápido possível. Mas, por enquanto, ainda não está 100%”, acrescentou Niermann. Somente Wout van Aert e Simon Yates não estão reunidos no Training Camp em altitude da equipe, eles se juntarão ao restante do time posteriormente.