Egan Bernal revela estratégia diferente de Isaac del Toro “o GC será decidido na última semana por minutos, seremos pacientes”
Egan Bernal está de volta entre ao top 10 do Giro d’Italia. O colombiano finalizou no 10º lugar na 13ª etapa nesta sexta-feira, resultado que o alçou à 9ª colocação na Classificação Geral, liderada pelo mexicano Isaac Del Toro (UAE Emirates-XRG).
Bernal, capitão da Ineos Grenadiers, está a 2 min e 50 seg do líder e apesar da diferença de tempo e de grandes rivais, não esconde que lutará pela vitória na Classificação Geral.
Para isso, o colombiano tem uma estratégia bem definida, que difere da adotada pela dupla da UAE Emirates, que lidera a prova e tem disputado muitos bônus de tempo em busca de 2, 4 e 6 segundos extras na Classificação Geral.
“Esses esforços impactarão as pernas de todos mais tarde”
A 13ª etapa, com 180 km entre Rovigo e Vicenza, foi marcada por um percurso exigente, como destacou o próprio Bernal. “Foi extremamente difícil e exigente”, afirmou o colombiano ao canal oficial da equipe.
“Nosso plano era tentar abrir a corrida e ver se alguém mais queria atacar, mas ainda estávamos a muitos quilômetros da chegada. De qualquer forma, esses esforços impactarão as pernas de todos mais tarde”, revelou Bernal, justificando a aceleração da INEOS durante a subida de San Giovanni a 50 km da chegada, que causou grandes dificuldades ao pelotão.

“A Classificação Geral será decidida na última semana. Seremos pacientes”
Apesar de não estar focado exclusivamente na briga pela classificação geral neste momento, Bernal não descarta suas chances de lutar pelo título. “Acho que sou capaz de lutar pela Maglia Rosa”, declarou, demonstrando confiança no que ainda está por vir.
Segundo ele, o verdadeiro teste virá na 3ª semana da competição: “É sempre a mesma coisa no Giro: todo mundo corre para ganhar um bônus de dois, quatro segundos talvez… e aí, na última semana, a classificação geral será uma questão de minutos. Seremos pacientes”, concluiu.
