O segredo já era público, porém agora é oficial: Fabio Jakobsen foi formalmente apresentado como membro da equipe Team DSM-Firmenich. O talentoso velocista encerra um capítulo de seis anos com a Soudal Quick-Step para embarcar em uma nova jornada com a equipe holandesa WorldTeam, tendo assinado um contrato de três anos que se estende até o final de 2026. “Esta equipe possui uma história marcante , e é uma honra fazer parte dela”, expressa Jakobsen.
Será a primeira vez desde que se profissionalizou em 2018, que Jakobsen correrá por uma equipe diferente da equipe de Patrick Lefevere . Em todos esses anos, o velocista conquistou 54 vitórias na UCI, incluindo uma vitória de etapa no Tour de France (2022), cinco vitórias de etapa na Vuelta a España (2019 e 2022) e o título europeu de 2022 em Munique. Ele conquistou o título do Campeonato Europeu dois anos após seu terrível acidente no Tour da Polônia, que quase lhe levou à morte e o obrigou a se reabilitar por meses.
Detalhes da nova equipe
“Como velocista, você não pode vencer sozinho. Você precisa de companheiros de equipe para liderar o caminho, ajudá-lo nas montanhas e posicioná-lo. Vai além da bicicleta, também são necessários seus companheiros de equipe. É por isso que estou aqui. Nesta equipe sei que não estou só. Recebo esse apoio, que é a base para poder correr atrás das vitórias”, disse o novo contratado.
O trem de velocidade de Jakobsen será reforçado com Timo Roosen , que vem do Jumbo-Visma . Para Jakobsen, esse apoio é muito importante, como ele disse. “Tenho pernas rápidas e posso vencer, mas preciso muito desse time. Estou confiante de que, se investirmos e trabalharmos juntos, poderemos ter muito mais sucesso.”
O técnico Rudi Kemna, da DSM-firmenich, chama Jakobsen de um dos melhores velocistas do mundo. “Tivemos boas conversas sobre nossos objetivos. Queremos ganhar sprints em massa juntos, no mais alto nível e sabemos como queremos conseguir isso”, diz ele. “O Fabio tem um caráter forte, é muito determinado. Ele quer tirar o máximo proveito de si mesmo e das pessoas ao seu redor. Como equipe, admiramos isso.”