O Giro d’Italia entra em sua semana decisiva nesta terça-feira. Após o dia de descanso, o pelotão enfrentará a brutal 16ª etapa com 4 montanhas categorizadas, sendo 3 de 1ª categoria.
Com 203 km entre Piazzola sul Brenta e San Valentino e 4.900 metros de desnível acumulado, o percurso é um verdadeiro teste de resistência e estratégia desde os primeiros metros.

Primeira subida do dia, 65 km após a largada: Carbonare
Logo na saída de Piazzola sul Brenta, os ciclistas encaram um trecho em leve aclive, que já aquece as pernas para o que vem pela frente. Após 65 km, surge a primeira subida categorizada do dia, a Carbonare, de 2ª categoria.
Com 12,9 km de extensão e inclinação média de 4,6%, ela se eleva até os 500 metros de altitude, marcando o início real das dificuldades do dia.

Candrai: o primeiro grande desafio da etapa
A descida da Carbonare leva diretamente à próxima montanha: o Passo Candrai, uma subida de 1ª categoria, de 10,1 km a 7,6%, com destaque para os últimos 3 km, que ultrapassam os 8,5% de inclinação média. É um trecho seletivo, onde os escaladores começarão a se destacar.

Cavedine e Santa Bárbara: terreno para ataques
Após a descida em direção a Vezzano, o pelotão encara uma breve subida até Cavedine, com 10 km a 2,7%, uma espécie de transição antes da temida Santa Bárbara.
Esta montanha pode ser decisiva, com seus 12,6 km a 8,3% com 14% máx. É o tipo de subida capaz de provocar grandes diferenças de tempo entre os favoritos.

San Valentino: a última e decisiva escalada
No topo da Santa Bárbara, ainda restam 35 quilômetros até a linha de chegada, sendo os primeiros 16 km de descida rumo à base da última montanha do dia: o San Valentino. Com 18,2 km a 6,1%.
Dois trechos ascendentes mascaram a verdadeira dificuldade, o que significa que os segmentos de ascensão são ainda mais íngremes do que a média sugere.
O KM Red Bull, colocado de forma estratégica no topo do primeiro trecho da subida, oferece uma dinâmica extra à etapa.
Essa seção tem 7 km a 6,7%, seguida por mais 6 km a 8,6%, e um trecho final com rampas a impressionantes 8,9% de inclinação média e 14% máx. É o encerramento de uma jornada brutal.

Confira o perfil total da etapa

Onde assistir ao vivo a semana decisiva do Giro d’Italia em Portugal
A semana decisiva do Giro d’Italia 2025, poderá ser acompanhada ao vivo em Portugal, através do canal Eurosport 1 e dos Streamings HBO Max e Discovery+. A transmissão nesta terça-feira, inicia às 10h (horário de Portugal Continental).
Onde assistir a semana decisiva do Giro d’Italia no Brasil
A competição italiana tem a transmissão exclusiva confirmada para o Brasil, através do canal DSports, disponível através da plataforma Sky+, iniciando nesta terça feira às 8h (horário de Brasília).