GIRO D’ITALIA 2023: Tudo Sobre Onde a prova será decidida I. Os Contra-Relógios
O Giro d’Itália 2023 terá uma característica que há algum tempo não acontece. Em 3.489 km de distância da prova teremos uma distância total de 73,2 kms em 3 etapas contra o cronômetro. E essa decisão da direção da prova, não foi por acaso. As fontes italianas falam que, a ideia era fazer com que uma das maiores estrelas do atual ciclismo profissional participasse, Remco Evenepoel, fazendo assim, um duelo com o até então, grande favorito Primoz Roglic.
Grande Partenza – 1ª Etapa(06.05) – 19,6km Fossacessia Marina – Ortona
Com uma ascensão no final, talvez já tenhamos uma pequena amostra dos favoritos. Possivelmente não tenhamos grandes diferenças entre os principais competidores.
Contrarrelógio individual plano de cerca de 14 km com chegada em subida até à chegada, que também será GPM(Pontos para o melhor escalador). A primeira parte ocorre inteiramente ao longo da ciclovia do Adriático, com uma estrada plana e bem pavimentada e 6 túneis curtos ao longo do caminho. Saindo de uma ciclovia com um breve estreitamento da estrada e após a segunda etapa intermediária começa a subida de cerca de 1 km que leva à cidade de Ortona.
Subida final de 1300 m a 5,4% para virar ligeiramente em declive em direção ao Castelo Aragonês onde, depois de uma descida mais acentuada, virando à esquerda e subindo a 2% percorrendo os últimos 750 m até ao fim. Reta final de 300 m em pavimento (7 m de largura).
9ª etapa(14.05) – 35kms – Savignano sul Rubicone – Cesena
Uma etapa clássica para os especialistas neste tipo de prova. Um percurso totalmente plano, onde aqueles que conseguem se sentir confortável com a bicicleta de contra-relógio, poderão tirar ou aumentar o tempo dos principais adversários.
Os últimos 3 km após a cidade de Cesena são planos e retos, com apenas uma curva a 1900 m do final. Reta final de 1900 m em asfalto com 7 m de largura.
20ª etapa(27.05) – 18,6kms – Tarvisio – Monte Lussari Tudor
A 20ª etapa será uma espécie de etapa rainha. Certamente teremos grandes diferenças, entre os principais “contenders”. Etapa com 18,6kms com 1.050 metros de ganho de elevação, com a chegada em um “Monstro” de 7,3 kms e 12,1% de inclinação média!!!! Outro aspecto interessante da etapa, será a muito provável troca da bicicleta, de crono para a de estrada, ao pé do Monte Lussari Tudor. Etapa imperdível!!!
Acompanhe toda a cobertura do Giro d’Itália no Giro do Ciclismo.