A INEOS Grenadiers é a primeira equipe a anunciar sua equipe para a Vuelta a España 2023. A formação britânica irá para Barcelona com parte da seleção do último Giro d’Italia, incluindo o líder Geraint Thomas e Thymen Arensman. Egan Bernal e Filippo Ganna também estarão neste forte esquadrão para a competição espanhola.
Será a segunda vez que Geraint Thomas participará na Vuelta a España; na edição de 2015, ele concluiu em 69º lugar na classificação geral. Em maio deste ano, ele disputou a vitória geral no Giro e batalhou até o último dia, porém foi superado no derradeiro contra-relógio de montanha por Primož Roglič, com quem se reencontrará na Vuelta. A equipe considera Thomas como o líder principal da corrida.
“Este é um grupo muito forte que está pronto para voar. Começamos cada Grand Tour para vencer e sei que todos darão tudo pela equipe e uns pelos outros”, disse o gerente da INEOS Grenadiers , Rod Ellingworth . O próprio Geraint Thomas não quer colocar muita pressão sobre si mesmo: “Eu busco o melhor resultado possível. Seria bom ir para vitórias de etapa e classificação geral.”
“Mas primeiro tenho que ver como estou depois da primeira metade da Vuelta”, disse Thomas. “O parte inicial é muito difícil. Juan Ayuso é um dos melhores jovens ciclistas do momento. Remco Evenepoel está lá, Roglič também e provavelmente João Almeida . Essa é a etapa completa do Giro. Aparentemente , Jonas Vingegaard também vai, então será uma competição repleta de estrelas. Isso também me motiva, embora seja difícil”, conclui Geraint Thomas.