Adam Yates(UAE Team Emirates), venceu a etapa rainha do Tour de Romandie em 4hs40min41seg. A chegada no “monstro” Thyon 2000, uma montanha com mais de 20kms e 7% de inclinação média e 11% máximo, foi, como era esperado, um show. Ainda para completar, mais uma dificuldade, o frio e a chuva, que esteve presente, desde a largada em Sion. Uma fuga com 6 corredores aconteceu com 30km de prova, foi se fragmentando durante a última ascensão, onde foi neutralizada pelo pelotão, que foi comandado pelas equipes Jayco AlUla e UAE(Team Emirates), praticamente desde seu início. No entanto, com um ataque fulminante da DSM, o líder Juan Ayuso ficou para trás, sem conseguir acompanhar o grupo da frente.
Um pequeno grupo se formou, com Thibaut Pinot(Groupama – FDJ), Mateo Jorgenson(Movistar Team) e Damiano Caruso(Bahrein Victorious) entre eles. Adam Yates atacou com 4km para a chegada e conseguiu manter a diferença. Em 2º lugar chegou Thibaut Pinot(Groupama – FDJ) após um ataque no grupo de perseguidores, a 07 seg do líder, Damiano Caruso(Bahrein Victorious) ficou com a 3ª posição a 19 seg de Yates.
Mais alguns destaques positivos da etapa, foram as performances de Egan Bernal(INEOS Grenadiers), que demonstrou uma sólida performance após seu grave acidente e Cian Uijtdebroeks(Bora Hansgrohe),20 anos, mais um prodígio belga que aparece no pelotão principal.
Assim, a classificação geral do Tour de Romandie 2023, após a 4ª etapa e o abandono de Tobias Foss(Jumbo Visma), passar a ser a seguinte:
1º – Adam Yates (UAE Team Emirates) à 13:14:41
2º – Matteo Jorgenson(Movistar Team) 0:19
3º – Damiano Caruso (Bahrein Victorius) 0:27
O Tour de Romandie 2023 segue amanhã 30.04, com a última etapa. Desta vez, serão 170kms entre Vufflens-la-Ville e Genebra. Na 5ª etapa da competição, teremos uma montanha categoria 2 e uma montanha de 3ª categoria como oportunidades, para quem quiser desafiar o líder Juan Ayuso.
Acompanhe diariamente tudo sobre o Tour de Romandie 2023 e o ciclismo world tour no Giro do Ciclismo.