Após a 3ª etapa do Tour de Romandie, onde Juan Ayuso teve uma apresentação de luxo, vencendo a etapa e assumindo a camisa amarela, todos estavam esperando uma confirmação na etapa de sábado(29). O que não aconteceu, com o espanhol sobrando na última ascensão e terminando em 27º lugar a 3min 28seg do vencedor e colega de equipe Adam Yates. Logo após a prova toda a imprensa especializada foi ao encontro do atleta para ouvir o que Ayuso tinha a dizer:
“Eu não tinha pernas, explodi. Eu tentei o meu melhor. Depois disso, quando soube que não estaria no pódio, peguei leve porque estava no limite”, disse Ayuso.
“As pessoas não acreditaram em mim porque ganhei. Mas eu sabia que ainda não estava em forma. Vindo de uma lesão muito teimosa, sabia que não estaria entre os melhores aqui. Ontem foi uma surpresa para mim, hoje não. Eu nem vim para esta corrida pensando que iria me esforçar. Vim aqui para ajudar a equipe, terminar a corrida e ver como seria.” Completou o atleta.
“Como as coisas correram ontem já é algo que levo comigo. O que aconteceu hoje é normal, se você olhar como cheguei aqui”, disse o terceiro colocado da Vuelta a España 2022. “Agora vou descansar um pouco, porque realmente tive que ir fundo e estou muito Cansado agora. Tenho um período de descanso e voltarei à competição no Tour da Suíça. Se me sentir bem, posso fazer algumas corridas mais cedo, mas acho que a Suíça será a próxima corrida.” Finalizou o prodígio espanhol de apenas 20 anos.