A Soudal Quick-Step começou por último o Contrarrelógio da 1ª etapa da Vuelta a España e isso não foi propriamente favorável. Em primeiro lugar, estava chovendo muito, e também o sol já havia se posto. Como resultado, várias equipes fizeram suas provas às escuras. Quando Evenepoel cruzou a linha, reagiu à isso indignado.
Evenepoel não conseguia esconder sua indignação, enquanto seu assessor de imprensa dizia para o belga não falar muito. “Eles só precisam saber que pode ficar escuro à noite”, disse ele irônicamente. “Se você puder fazer um Contrarrelógio durante todo o dia e … Tivemos que esperar o dia todo. Chuva é chuva, mas eles poderiam fazer algo sobre o resto das condições (escuridão).”
“Você já arrisca muito em um contra-relógio de equipe e depois com essas condições que vieram… Aos meus olhos foi realmente ridículo. Vou fazer com que os inimigos e os críticos me ataquem novamente, mas é isso.”
“O que a organização precisa saber é que era perigoso. É uma pena. Isso teve um efeito em todos nós. Todas as equipes com interesse na classificação diminuíram a velocidade, porque ninguém conseguia ver nada. Não havia equipe que pudesse pedalar no limite.”